Na próxima segunda-feira, 23 de setembro, às 17h30, o Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Grande, inaugura a exposição “Artistas com Deficiência que Fazem e Fluem Arte”. A mostra apresenta cerca de 10 obras criadas por alunos do Centro de Educação Especial Girassol (Cedeg-Apae), evidenciando o desenvolvimento artístico dos participantes.
Integrando a 18ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, a iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e da Fundação de Cultura de MS (FCMS).
As obras expostas refletem o cotidiano e a cultura sul-mato-grossense, promovendo a expressão criativa de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Com cores vibrantes, as peças abordam desde releituras e criações próprias até exercícios artísticos, capturando a diversidade étnica e a beleza do Pantanal.
Júlio Cesar Sotana, coordenador das atividades complementares do Cedeg-Apae, ressalta que as obras são resultado do trabalho dos alunos sob a orientação da professora Maria Silvana Pereira. Ele afirma que os temas escolhidos variam desde cenas do dia a dia até representações de animais do Pantanal, muito apreciados pelos artistas. “A arte é fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora, estimula a imaginação e permite que esses talentos se destaquem”, explica Sotana.
A exposição “Artistas com Deficiência que Fazem e Fluem Arte” ficará em exibição no MIS até 9 de outubro. A entrada é gratuita.
Serviço:
Abertura da exposição: “Artistas com Deficiência que Fazem e Fluem Arte”
Data: 23 de setembro
Horário: 17h30
Local: Museu da Imagem e do Som de MS, Memorial da Cultura “Apolônio de Carvalho”, Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, Centro – Campo Grande
Entrada: Gratuita