Atendimento será realizado no Pátio O Shopping do Centro, sem necessidade de agendamento; distribuição começa às 7h, com 250 senhas por dia
Moradores de Campo Grande terão a oportunidade de emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo RG, sem necessidade de agendamento prévio nesta sexta-feira (23) e no sábado (24). Um mutirão realizado no Pátio O Shopping do Centro, antigo Pátio Central, disponibilizará 500 senhas para atendimento, sendo 250 por dia.
As senhas serão distribuídas por ordem de chegada, a partir das 7h. Na sexta-feira, o atendimento ocorrerá das 8h às 17h30. No sábado, o serviço funcionará das 8h às 16h30. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Instituto de Identificação da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul.
A ação busca facilitar o acesso à documentação civil, especialmente para trabalhadores, famílias e pessoas que enfrentam dificuldades para comparecer aos postos de identificação durante a semana ou realizar o agendamento pela internet. Como o número de atendimentos é limitado, a recomendação é chegar cedo para tentar garantir uma senha.
Para solicitar o documento, é necessário apresentar o CPF e a certidão de nascimento ou de casamento original, atualizada e sem rasuras, conforme o estado civil. Pessoas divorciadas ou viúvas devem levar a certidão com a respectiva averbação. Não é necessário apresentar fotografia 3×4.
No caso de menores de idade, o atendimento deve ser realizado na presença do pai, da mãe ou de um responsável legal. A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita.
O posto de identificação fica na Rua Marechal Rondon, número 1.380, na região central de Campo Grande. Quem não conseguir atendimento durante o mutirão poderá solicitar o documento posteriormente por meio do agendamento regular no Portal de Serviços da Sejusp, disponível em https://servicos.sejusp.ms.gov.br.
O RG antigo continua válido, em regra, até 28 de fevereiro de 2032. Por isso, quem possui o documento em bom estado de conservação e com informações que permitam a identificação não precisa fazer a substituição imediatamente.
O mutirão integra as ações desenvolvidas pela Sejusp para ampliar o acesso à identificação civil em Mato Grosso do Sul. De janeiro a outubro de 2026, foram realizadas cerca de 80 ações itinerantes e mutirões, que resultaram na confecção de aproximadamente 8 mil carteiras de identidade. Em 2025, foram mais de 130 ações, com a emissão de mais de 10 mil documentos.
Além dos atendimentos extraordinários, o Estado conta com uma rede de 106 postos permanentes de identificação. Desde o início da emissão da CIN, em janeiro de 2024, mais de 950 mil carteiras foram confeccionadas em Mato Grosso do Sul, considerando todas as unidades de identificação.






