O equipamento foi adquirido pelo Ibama com um investimento de R$ 400 mil
Se você se preocupa com a fauna de Mato Grosso do Sul, uma novidade importante chegou para melhorar o socorro a animais silvestres vítimas de incêndios e outras catástrofes: o trailer SamuVet. Equipado com aparelhos e materiais essenciais para atendimento emergencial — como tubos de oxigênio, anestésicos, sedativos, curativos, maca e equipamentos de imobilização —, o SamuVet oferece suporte rápido e especializado para o resgate e reabilitação dos animais.
O trailer é uma ferramenta fundamental para o trabalho realizado pelo Hospital Veterinário do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) e pelo Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap), em parceria com o Ibama. Ele possibilita que o animal seja atendido no local do resgate e, quando possível, devolvido ao seu habitat natural. Nos casos em que o transporte para tratamento intensivo em Campo Grande é necessário, o SamuVet garante que o animal seja estabilizado para suportar a viagem até o Hospital Veterinário Ayty.
O equipamento foi adquirido pelo Ibama com um investimento de R$ 400 mil, recursos provenientes de compensação ambiental da Empresa Vetorial, de Corumbá. O SamuVet ficará à disposição para atendimentos especialmente no Pantanal, região que abriga a maior diversidade da fauna do estado.
Para quem atua na área, como a veterinária Aline Duarte, coordenadora do Cras e gestora do Hospital Ayty, o trailer representa um avanço importante:
“Atender o animal imediatamente após o ferimento aumenta muito a chance de sobrevivência. O transporte longo até Campo Grande pode estressar o animal e prejudicar sua recuperação. Com o SamuVet, essa resposta rápida é possível.”
Desde janeiro até setembro deste ano, o Hospital Ayty já recebeu 1.676 animais silvestres, dos quais cerca de 800 já foram devolvidos à natureza após reabilitação. O serviço reforça o compromisso com a preservação da biodiversidade do estado e o cuidado com a vida animal.