19:05 segunda-feira, 30 março 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
O que se sabe sobre o furto de material biológico da Unicamp

O que se sabe sobre o furto de material biológico da Unicamp

A Onça by A Onça
16:37 segunda-feira, 30 março 2026
in Brasil
A A

O furto de material biológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que descoberto em março, gerou repercussão nacional.

Na segunda-feira (23), a Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante a professora Soledad Palameta Miller, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp.

Notícias relacionadas:Unicamp abre investigação interna sobre furto de material biológico.Polícia Federal investiga furto de material de pesquisa na Unicamp.Segundo as autoridades, Soledad é suspeita de furtar vírus do Laboratório de Virologia e Biotecnologia Aplicada do Instituto de Biologia, que tem nível 3 de biossegurança (NB-3), o mais alto de todos.

A professora foi liberada no dia seguinte à prisão. Segundo a polícia, ela teria contado com a ajuda de seu marido Michael Edward Miller, doutorando da Unicamp.

Além de abrir uma investigação interna para apurar o crime, a Unicamp acionou a Polícia Federal, que também investiga o furto. 

Você podequerer ler

PGR recorre de decisão que acaba com aposentadoria compulsória de juiz

PGR recorre de decisão que acaba com aposentadoria compulsória de juiz

30 de março de 2026
Leonardo Barchini será o novo ministro da Educação, anuncia Lula 

Leonardo Barchini será o novo ministro da Educação, anuncia Lula 

30 de março de 2026
Colégio Militar reabre inscrição para candidatos com deficiência

Colégio Militar reabre inscrição para candidatos com deficiência

30 de março de 2026
Confederação aponta mais de 980 casos de ódio contra judeus em 2025

Confederação aponta mais de 980 casos de ódio contra judeus em 2025

30 de março de 2026

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A investigação policial segue em andamento com colaboração da universidade. As autoridades policiais ainda não identificaram a motivação do furto.

Veja o que se sabe até o momento sobre o caso:

Quando aconteceu o crime?
A Unicamp comunicou a Polícia Federal no dia 16 de março, mas havia notado dias antes que materiais biológicos haviam desaparecido.

Quem cometeu o furto?
Os suspeitos são a professora Soledad Palamenta Miller, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), e também seu marido, o veterinário Michael Edward Miller.
Soledad foi presa em flagrante, ficou detida durante um dia na Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu e foi liberada após pagar fiança. Até o momento não se sabe o que motivou o casal a roubar o material biológico.

Para onde foi levado o material?
Os itens furtados não chegaram a sair do campus da Unicamp. O material foi subtraído do Laboratório de Virologia e Biotecnologia Aplicada e foi encontrado em dois outros laboratórios da própria universidade.
Parte estava na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), e outra parte foi localizada no Laboratório de Doenças Tropicais Professor Luiz Jacinto da Silva, que pertence ao Instituto de Biologia.

Quem é Michael Edward Miller?
Além de veterinário, ele é doutorando na Unicamp. Miller também tem uma empresa de base tecnológica que participa da Incamp, incubadora de empresas da Unicamp.
Assim como Soledad, elé suspeito de retirar, sem autorização, material do laboratório da universidade. Como participante da incubadora, Miller tem direito apenas a usar o espaço compartilhado de escritório.

O que foi furtado?
Vários tipos de vírus, mas a Unicamp não especifica quais exatamente. No entanto, a universidade informa que entre o material subtraído nenhum dos organismos era geneticamente modificado, como se suspeitava inicialmente.

Que medidas a Unicamp tomou?
Além de acionar a Polícia Federal, a universidade também acionou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que faz a análise pericial dos itens que foram furtados.

O casal é acusado de qual crime?
A professora Soledad Miller e seu marido poderão responder por furto qualificado e fraude processual.

O que diz a universidade?
Em comunicado, a Unicamp afirmou que o crime cometido pelo casal é um caso isolado dentro da universidade, “que é reconhecida em importantes rankings internacionais como a segunda melhor universidade da América Latina devido à qualidade de sua produção científica e à excelência e comprometimento de seu corpo docente, de seus funcionários e de seus alunos”.
A Unicamp reiterou ainda que segue colaborando integralmente com as autoridades policiais e judiciárias para o esclarecimento dos fatos.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

PGR recorre de decisão que acaba com aposentadoria compulsória de juiz

PGR recorre de decisão que acaba com aposentadoria compulsória de juiz

by A Onça
30 de março de 2026

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nesta segunda-feira (30) recurso contra a decisão do ministro Flávio Dino que acabou com a aposentadoria compulsória como pena máxima aos magistrados condenados por faltas disciplinares graves, como venda de sentenças, assédio sexual e...

Leonardo Barchini será o novo ministro da Educação, anuncia Lula 

Leonardo Barchini será o novo ministro da Educação, anuncia Lula 

by A Onça
30 de março de 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (30), que o novo ministro da Educação será Leonardo Barchini, que ocupa atualmente o cargo de secretário-executivo da pasta. O atual ministro, Camilo Santana, deixará o cargo para participar da...

Colégio Militar reabre inscrição para candidatos com deficiência

Colégio Militar reabre inscrição para candidatos com deficiência

by A Onça
30 de março de 2026

O Colégio Militar reabriu prazo de inscrições de candidatos com deficiência para o concurso público da instituição, em atendimento à recomendação do Ministério Público Federal (MPF).  São oferecidas 80 vagas para a carreira do magistério do ensino básico, técnico e...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade