Nesta terça-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a Operação Vagus, uma grande ação nacional e internacional voltada ao combate de uma rede criminosa envolvida em crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A operação se estendeu a diversos estados do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul.
A operação executa 66 ordens judiciais, que incluem 34 mandados de busca, seis de prisão preventiva e quatro de prisão temporária, além de outras medidas cautelares impostas pela justiça. As ações estão concentradas em Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), São Paulo (SP), São Caetano do Sul (SP), Natal (RN), Ponta Porã (MS), Chuí (RS), Bagé (RS) e Aceguá (RS).
A Justiça Federal também autorizou o bloqueio de mais de R$ 82 milhões em bens relacionados aos envolvidos no esquema criminoso.
De acordo com a nota da Polícia Federal, “o esquema de lavagem de dinheiro de amplitude internacional utiliza bancos paralelos e movimenta recursos ilícitos através de pessoas físicas e jurídicas. Esses recursos são transferidos para terceiros e comércios, principalmente supermercados em regiões de fronteira do Brasil, e posteriormente enviados para casas de câmbio no exterior, ficando à disposição das organizações criminosas.”
A operação conta com a participação de 190 policiais federais e o apoio da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad).
Resumo das medidas de busca e apreensão:
Curitiba/PR: 7
São José dos Pinhais/PR: 1
São Caetano do Sul/SP: 3
São Paulo/SP: 1
Natal/RN: 3
Ponta Porã/MS: 1
Chuí/RS: 14
Bagé/RS: 2
Aceguá/RS: 2