A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (20/9) a Operação Prometeu, visando combater incêndios, desmatamento e a exploração ilegal de terras da União na região de Corumbá/MS.
Os policiais estão cumprindo sete mandados de busca e apreensão, emitidos pela Justiça Federal de Corumbá, em parceria com o Ibama e a IAGRO/MS. As investigações sobre os incêndios ocorridos em 2024 revelaram que a área queimada é frequentemente alvo de crimes ambientais, seguido de grilagem e fraudes nos órgãos governamentais.
A ocupação irregular da área, que soma 6.419,72 hectares, está sendo utilizada para a pecuária. Pesquisas indicam a presença de pelo menos 2.100 cabeças de gado na área da União, com uma estimativa total de mais de 7.200 animais durante o período investigado.
A perícia da Polícia Federal identificou danos superiores a R$ 220 milhões causados pela exploração da área pelo grupo investigado. Os envolvidos podem ser responsabilizados por crimes como incêndio em mata ou floresta, desmatamento, exploração econômica de área pública, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.
A operação foi batizada de Prometeu em referência ao uso inadequado do fogo nas pastagens do Pantanal, incentivando a pecuária e a invasão da região. O nome alude ao personagem da mitologia grega que, ao roubar o fogo dos deuses e entregá-lo à humanidade, enfrentou a ira de Zeus por seu mau uso.