A Educação Pública de Campo Grande ganhou um novo capítulo de diálogo e construção coletiva nesta segunda-feira (29). A prefeita Adriane Lopes decidiu revogar o decreto n° 16.389, que tratava da remuneração de professores convocados da Rede Municipal de Ensino (REME).
A medida foi resultado de conversas entre a Prefeitura, a Comissão de Educação da Câmara Municipal e o Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP). O objetivo é buscar soluções conjuntas que garantam valorização dos profissionais, sempre com responsabilidade administrativa.
“Estamos em um momento muito importante para a Educação. Após ouvir a categoria, optamos por revogar o decreto, construindo novos caminhos para garantir melhores salários aos professores. O futuro da nossa cidade depende da educação”, afirmou a prefeita.
Reconhecimento da categoria
O vereador Professor Juari, presidente da Comissão de Educação, destacou a importância da construção conjunta: “É no diálogo que conseguimos avançar. Hoje consolidamos o resultado que a categoria tanto esperava”.
Para o presidente da ACP, Gilvano Bronzoni, a decisão representa um passo importante: “Conseguimos avançar na equidade salarial entre efetivos e temporários e na consolidação do piso de 20 horas. Seguimos juntos pelo fortalecimento da educação em Campo Grande”.
Avanços recentes na rede municipal
O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, lembrou que os últimos anos foram marcados por conquistas históricas para a rede: concurso público com mais de 1,2 mil convocações, aumento do número de efetivos (86% do quadro), eleição democrática de diretores, renovação da frota escolar, substituição de 100% dos mobiliários e reformas em todas as escolas.
“A decisão da prefeita reforça a prioridade que a gestão tem dado à educação em Campo Grande”, avaliou.
Compromisso de futuro
A Prefeitura reforçou que segue comprometida com a transparência, o diálogo democrático e a construção coletiva de soluções para a educação. Em relação ao processo seletivo de professores temporários, publicado por meio de edital conjunto SEMED/SEMADI N.12/2025, foi garantido que não haverá prejuízo aos inscritos, e o documento será republicado com as alterações previstas em lei.
O episódio mostra que a valorização da educação em Campo Grande passa por decisões construídas em conjunto, envolvendo poder público, Legislativo e representantes da categoria, em busca de equidade e qualidade no ensino público.