Incluindo projetos de expansão urbana, garantindo benefícios aos moradores do entorno de Nasser, Noroeste, Tiradentes, Vilas Boas, Rita Vieira, Moreninha, Los Angeles, Pioneiro, Aero Rancho, Centanário, Parati, Guanandi, Tarumã, Coophavilla, Batistão e São Conrado no convite que a Prefeitura de Campo Grande apresentou nesta quinta-feira (25) à Caixa Econômico Federal, durante reunião no Parque de Tecnologia (ParkTec CG). O documento, no valor de R$ 541 milhões, foi apresentado pela prefeita Adriane Lopes ao diretor de serviços públicos da CEF, Cristiano Boaventura de Medeiros.
O objetivo deste programa é buscar o desenvolvimento das áreas urbanas e a melhoria da qualidade de vida da população por meio de transporte, infraestrutura, esgoto, tratamento de esgoto e obras asfálticas em diferentes áreas da Capital, criteriosamente selecionadas.
Este projeto faz parte do programa Avançar Cidade do Governo Federal, que tem como principal objetivo investir em infraestrutura e mobilidade urbana, com previsão de 1.492.800 m2 de superfície viária.
“Esse projeto foi cadastrado no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal e cobre mais de 20% da demanda e da necessidade de asfalto do município. É um avanço muito grande que vai garantir a pavimentação dos bairros inteiros”, destaca.
A chefe do Executivo Municipal explica que a pavimentação asfáltica e a melhoria do sistema de drenagem não só irão resolver problemas imediatos, como alagamentos e precariedade das vias, mas também contribuirão para o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Com a apresentação da carta-consulta à Caixa, inicia-se uma nova fase do projeto. O processo passará pela análise e aprovação do Ministério das Cidades, seguido por uma avaliação de crédito pela Caixa. A expectativa é que todo o trâmite burocrático seja concluído em um prazo de 4 a 5 meses, possibilitando o início efetivo das obras.
O representante da CEF, Cristiano Boaventura de Medeiros, em sua fala durante a reunião, expressou o interesse da Caixa em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.
“Esse é o programa mais barato disponível para os municípios, com prazos muito interessantes. A Caixa também dá todo suporte na execução das obras e com o acompanhamento pelos engenheiros, então podem contar com o empenho da Caixa, nós ficamos felizes em apoiar bons projetos como este”, conclui.
Os prazos estimados para a realização das obras são de 24 meses, a partir da liberação do financiamento pela Caixa Econômica Federal.