Nesta segunda-feira (22), as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Comunitários (Sisepin) intensificaram a limpeza e manutenção de ruas e vielas, iniciada na última sexta-feira após a interrupção da chuva. As ruas que atendem os bairros Nova Lima, Vida Nova e Jardim Colúmbia são as ruas Lino Vilachá e Jaraucu. As equipes decidiram remover o solo das estradas como medida preventiva para evitar o entupimento dos bueiros.
Na manutenção de estradas não pavimentadas, as equipes foram as Ruas Mário Ferreira Cândido, José Pedrossian e Esther Ana da Rocha, Parque Novo Século; Nas Ruas 106, 100 e 103. Bairro Nova Campo Grande e Jardim Itatiaia na Rua Abílio Soares. A Rua Aurélio Leonardo de Souza foi patrulhada no Central Park e a Rua Abrolhos no North Park junto com a Rua Punta Arena e a Avenida Contorno. A Rua Sebastião de Carvalho foi preservada no Portal da Lagoa.
Houve também muito trabalho das equipes de drenagem, que limparam e consertaram tubulações e fossas pluviais (PV) em diversos locais, como Rua Mansur Contari, Rua Antonia de Castro Faria e Rua Pedro Celestino. Em uma operação, assim que percebeu um buraco aberto na Avenida Afonso Arinos, no bairro Jardim Noroeste, o Sisep enviou uma equipe ao local para reparar o sistema de drenagem, o que resultou no afundamento de uma pequena parte dele.
Na semana passada, as equipes trabalharam mesmo sob chuva fraca para impedir o alagamento da ponte sobre o rio Bálsamo, perto da Rua Catigua. Além da limpeza do canal de escoamento de águas pluviais, também limparam as tubulações de escoamento de águas pluviais e óculos de sol em Catigua e ruas do entorno.
As equipes responsáveis pela remoção de árvores caídas e podas de árvores durante as chuvas também atuaram. Hoje o trabalho se concentrou nas ruas do Bairro Tiradentes. Quando a chuva parou, o serviço de tapa-buracos também voltou ao ritmo. Uma média de 1.200 a 1.400 buracos são tapados todos os dias.