O reconhecimento aqueles que fizeram parte ao progresso do nosso estado faz com que a história seja preservada. Para homenagear o Coronel Flávio Américo dos Reis, falecido em fevereiro deste ano, foi aprovado projeto de lei que nomina uma das ruas no condomínio Jardim das Paineiras, bairro Parque dos Laranjais, em Campo Grande (MS).
A proposição foi aprovada pelos vereadores na sessão festa quinta-feira (13).
“Coronel Flávio foi uma figura histórica não só de Campo Grande, mas de Mato Grosso do Sul. É uma pequena homenagem, mas mais do que justa, para uma pessoa que deixou um legado ambiental, político e principalmente humano”, destaca o vereador Papy (SD), autor do projeto.
A homenagem se torna mais significativa já que Reis dará nome a mesma rua em que morou, hoje batizado como Rua Jorge Amado.
Um dos principais incentivadores do primeiro grande programa de combate à fome do estado, Reis partiu aos 89 anos, mas deixa legado de grande contribuição para o Estado.
Natural de Rio Preto de Minas Gerais, Flávio fez carreira no Exército Brasileiro, se destacando como comandante do 47ª BI (Batalhão de Infantaria), uma das maiores unidades do Estado. Ele entrou oficialmente nas Forças Armadas aos 21 anos.
Após a reforma militar, Coronel Flávio dirigiu o Inamb – órgão que auxiliava o o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) – em Mato Grosso do Sul, quando ficou conhecido pelo trabalho em prol da preservação dos biomas regionais, principalmente o Cerrado e Pantanal.
Depois passou pelo programa de combate à fome, implantado no governo de Pedro Pedrossian, muito antes da criação de auxílios como Bolsa Família, e terminou a vida rodeado de amigos e da família.
Fanático pelo Botafogo, sem perder um jogo sequer, compartilhou o amor pelo time com as novas gerações. Pai de quatro filhos – Izabela, Flávia, Marcos e Marcelo – Flávio deixou a esposa Maryza, sete netos e um bisneto.