22:42 domingo, 21 junho 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
Saúde anuncia novas tecnologias de combate à dengue em MG

Saúde anuncia novas tecnologias de combate à dengue em MG

A Onça by A Onça
12:34 sexta-feira, 10 janeiro 2025
in Brasil
A A

Minas Gerais vai receber novas tecnologias para controle da dengue e de outras arboviroses, como chikungunya, zika e febre do Oroporuche, todas transmitidas por mosquitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a capital Belo Horizonte e o município de Contagem passarão a contar com estações disseminadoras de larvicidas, além de expansão do método Wolbachia e borrifação residual intradomiciliar.

Notícias relacionadas:Governo lança ações para se antecipar a período de alta da dengue.Dengue: sorotipo 3 volta a circular no país e preocupa autoridades.Em 2024, o estado contabilizou quase 1,7 milhão de casos prováveis de dengue, além de 1.121 mortes confirmadas pela doença. O coeficiente de incidência da dengue em território mineiro fechou o ano passado como o segundo maior, 7.948 casos para cada 100 mil habitantes, atrás apenas do Distrito Federal. Nas primeiras quatro semanas de 2025, Minas Gerais já figura entre cinco estados que concentram 76,3% dos casos de chikungunya.

A implementação de novas tecnologias para controle vetorial da dengue integra o Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses 2024/2025, anunciado no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. Nesta quinta-feira (9), a pasta instalou o Centro de Operações de Emergências para Dengue e Outras Arbovirosos. 

Novo sorotipo

Você podequerer ler

Defesa do Irã brilha e segura 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles

Defesa do Irã brilha e segura 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles

21 de junho de 2026
Marcha em São Paulo pede legalização da maconha

Marcha em São Paulo pede legalização da maconha

21 de junho de 2026
Hugo Calderano cai na final e perde chance do tri no WTT da Eslovênia

Hugo Calderano cai na final e perde chance do tri no WTT da Eslovênia

21 de junho de 2026
Lucas Paquetá:

Lucas Paquetá: “Ficamos muito felizes com a volta do Neymar”

21 de junho de 2026

Dados da pasta mostram que o sorotipo 3 da dengue registrou aumento em meio a testes positivos para a doença no Brasil – sobretudo nos estados de São Paulo, de Minas Gerais, do Amapá e do Paraná. A ampliação foi registrada principalmente nas últimas quatro semanas de dezembro. O cenário preocupa autoridades sanitárias brasileiras, já que o vírus não circula de forma predominante no país desde 2008.

Ao longo de todo o ano de 2024, o sorotipo da dengue que circulou de forma predominante no Brasil foi o 1, identificado em 73,4% das amostras. “Estamos vendo uma mudança significativa para o sorotipo 3”, destacou a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel. “Temos 17 anos sem esse sorotipo circulando em maior quantidade. Então, temos muitas pessoas suscetíveis, que não entraram em contato com esse sorotipo e podem ter a doença”.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Defesa do Irã brilha e segura 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles

Defesa do Irã brilha e segura 0 a 0 contra a Bélgica em Los Angeles

by A Onça
21 de junho de 2026

Virou tendência nesta Copa do Mundo de 2026: o goleiro de uma seleção considerada inferior tem uma grande atuação para segurar o empate sem gols diante de uma favorita. Neste domingo (21), isto aconteceu em Los Angeles, onde Irã -...

Marcha em São Paulo pede legalização da maconha

Marcha em São Paulo pede legalização da maconha

by A Onça
21 de junho de 2026

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram, na tarde de hoje (21), em um protesto pela legalização da maconha no país. Em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), os manifestantes criticaram os efeitos da criminalização da planta. O...

Hugo Calderano cai na final e perde chance do tri no WTT da Eslovênia

Hugo Calderano cai na final e perde chance do tri no WTT da Eslovênia

by A Onça
21 de junho de 2026

Hugo Calderano lutou muito, mas acabou derrotado na grande final do WTT Star Contender de Ljubljana, na Eslovênia. O mesatenista japonês Shunsuke Togami venceu a partida - que teve 1h05 de duração - por 4 sets a 3, parciais de...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade