A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está se preparando para lançar uma série de atividades voltadas ao intercâmbio cultural com a Índia, em parceria com o Indian Council for Cultural Relations (ICCR). Esta iniciativa é resultado da visita da diplomata do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Jyoti Kiran, à UFMS no dia 29 de agosto.
A primeira ação dessa parceria será a oferta de duas oficinas remotas. A primeira oficina abordará a confecção de marionetes tradicionais indianas, enquanto a segunda focará nas pinturas Madhubani, um estilo artístico que utiliza dedos, canetas de ponta, galhos e palitos de fósforo para criar representações de seres humanos e sua relação com a natureza, como plantas e animais. As oficinas serão realizadas nos dias 26 de setembro, 3, 10 e 17 de outubro, com transmissão direta da Índia e supervisão do ICCR.
“Essas oficinas podem ter vários objetivos. Você pode aprender sobre a herança cultural indiana, como também pode aprender para o seu próprio uso prático”, explica Lucilene Machado Garcia Arf, secretária de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação da UFMS.
Fundado em 1950, o ICCR tem como missão promover o intercâmbio cultural entre a Índia e outros países. “Há um interesse de projetar a cultura indiana no mapa da cultura internacional, pelos olhos deles mesmos, com o fim de corrigir distorções e estereótipos que muitas vezes se criaram em torno do país e estabelecer contatos interpessoais com outros países, particularmente com nações emergentes. Então, provavelmente, vamos ter muitas ações em conjunto com eles”, completa Lucilene.
Com essa parceria, a UFMS espera enriquecer o conhecimento cultural de seus alunos e promover uma maior compreensão e apreciação da rica herança cultural indiana.