Um tumulto foi registrado na noite de quarta-feira (17) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário, em Campo Grande, após um paciente entrar em confronto físico com médicos durante o atendimento. A cena foi filmada por pessoas que aguardavam no local e rapidamente circulou nas redes sociais.
Nos vídeos, é possível ver dois profissionais de jaleco em luta corporal com um homem, que tenta acertar socos, mas acaba contido e chega a cair no chão, desferindo chutes contra os médicos. Na sequência, pacientes, servidores e um guarda municipal intervieram para contê-lo. Em outro registro, o paciente aparece xingando os profissionais de saúde antes de sair da unidade com a mão no rosto.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que o homem possui histórico psiquiátrico e já chegou alterado à unidade. Durante o atendimento, teria passado a agredir a equipe médica, o que exigiu a contenção imediata com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), para garantir a segurança de trabalhadores e usuários.
Ainda conforme a pasta, a Prefeitura de Campo Grande tem adotado medidas para reforçar a segurança nas unidades de saúde, como a criação do aplicativo Proteja+Saúde, que visa ampliar a proteção dos profissionais e da população atendida na rede municipal.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde do paciente ou eventuais desdobramentos da ocorrência.