A prefeita Adriane Lopes iniciou a semana em Brasília com uma conquista expressiva para a Educação Infantil de Campo Grande: a liberação de R$ 100 milhões em novos investimentos para o município. O recurso foi confirmado nesta segunda-feira (13), durante reunião no Ministério da Educação (MEC), com a equipe da Coordenadoria-Geral de Educação Infantil.
Investimento direto nas crianças e nas famílias
Segundo Adriane, o aporte permitirá ampliar ações voltadas à primeira infância, garantindo mais qualidade, infraestrutura e oportunidades. “Essa reunião foi fundamental para garantirmos mais R$ 100 milhões para a Educação Infantil de Campo Grande. Esse é um investimento direto nas nossas crianças, que representam o futuro da cidade. Vamos concluir obras de novas Emeis, ampliar a oferta de vagas e assegurar que nenhuma criança fique fora da escola”, afirmou.
A prefeita destacou ainda que, em dois anos, a gestão reduziu pela metade o déficit de vagas na Educação Infantil. “Com planejamento e trabalho sério, nossa meta é zerar a fila de espera nos próximos dois anos. Campo Grande vive um novo momento na Educação: modernizando escolas, valorizando profissionais e criando oportunidades para as famílias”, completou.
Resultado de gestão e planejamento
O novo repasse é resultado do cadastramento de cerca de 2 mil novos alunos das Emeis Jardim Inápolis e São Conrado, entregues em 2024 e 2025. Até que os estudantes sejam incluídos no Censo Escolar, o MEC garantirá o repasse por meio do Fundeb.
A reunião contou com a presença do secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bittencourt, da chefe de Planejamento, Fernanda Duarte, e do assessor Vanderlei Bispo. Ainda na capital federal, Adriane deve se reunir com representantes do Ministério da Saúde para buscar novos recursos voltados à estrutura e atendimento em Campo Grande.
Educação como prioridade de governo
Nos últimos anos, a Prefeitura de Campo Grande tem promovido investimentos inéditos na área da Educação. A retomada de obras paradas há mais de 15 anos resultou na entrega das Emeis Inápolis e São Conrado, com a Emei Oliveira prevista para ser inaugurada até o fim de 2025.
A cidade também foi reconhecida pelo Governo Federal com o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização, em razão de políticas que fortalecem o ensino desde os primeiros anos. Outras ações incluem a entrega de uniformes e kits escolares a todos os alunos da REME, a criação de 6.600 novas vagas e a ampliação de escolas com salas modulares, como no bairro Moreninhas 4.
O programa “Juntos Pela Escola” revitalizou as 206 unidades da Rede Municipal de Ensino, com melhorias estruturais, elétricas e de acessibilidade. Além disso, a instalação de placas solares e a entrega de 46 mil itens de mobiliário novo modernizaram as unidades e reduziram custos.
Avanços pedagógicos e inovação
Outro destaque é o projeto “Aprender Mais”, referência nacional em recomposição de aprendizagem, que em 2024 passou a atender também alunos do 7º e 8º anos com dificuldades em Português e Matemática. Com 363 professores envolvidos e mais de 8,7 mil alunos atendidos, o programa se consolida como um dos pilares da melhoria na Educação de Campo Grande.
“Investir em educação é investir em um futuro mais justo e próspero. Campo Grande está trilhando um caminho sólido, com resultados concretos e políticas permanentes de valorização da infância”, reforçou Adriane Lopes.