17:23 segunda-feira, 21 setembro 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide Slide

EBC tem três finalistas no prêmio de jornalismo Vladimir Herzog

EBC tem três finalistas no prêmio de jornalismo Vladimir Herzog

A Onça by A Onça
15:48 segunda-feira, 21 setembro 2026
in Brasil
A A

Os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) têm três representantes entre os finalistas do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. São duas produções da TV Brasil e uma fotografia da Agência Brasil.

A relação dos indicados foi divulgada nesta segunda-feira (21) pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, organizador da premiação.

Notícias relacionadas:USP confirma título Doutor Honoris Causa ao jornalista Vladimir Herzog.Programa Caminhos da Reportagem é finalista do Prêmio Vladimir Herzog.A 48ª edição do prêmio teve 346 produções inscritas. Foram selecionados três finalistas para cada uma das sete categorias: arte, fotografia, texto, vídeo, áudio, multimídia e livro-reportagem.

O fotógrafo Tomaz Silva, da Agência Brasil no Rio de Janeiro, disputa com o trabalho Viúva se despede do marido morto na operação policial mais letal do Rio de Janeiro.

A fotografia que retrata a dor de Fernanda da Silva Martins foi feita no Complexo do Alemão, em outubro de 2025. O trabalho fotojornalístico foi republicado em jornais e sites do país e do exterior. 

Você podequerer ler

Maioria do TSE mantém suspensão da campanha de Deltan ao Senado

Maioria do TSE mantém suspensão da campanha de Deltan ao Senado

21 de setembro de 2026
Conmebol anuncia datas e horários das semifinais da Copa Libertadores

Conmebol anuncia datas e horários das semifinais da Copa Libertadores

21 de setembro de 2026
Pé-de-Meia começa a pagar sexta parcela a estudantes nesta segunda

Pé-de-Meia começa a pagar sexta parcela a estudantes nesta segunda

21 de setembro de 2026
Inscrição para eleição do Conselho de Política Cultural vai até dia 30

Inscrição para eleição do Conselho de Política Cultural vai até dia 30

21 de setembro de 2026

Para Tomaz Silva, a publicação da imagem foi uma forma de “usar a visibilidade de um veículo de comunicação pública para retratar os sentimentos de uma mulher que, ao mesmo tempo, era a dor de toda uma comunidade”.

Caminhos da Reportagem

A TV Brasil concorre na categoria vídeo com dois episódios do programa Caminhos da Reportagem.

Um deles é o programa Trabalho escravo doméstico: silêncio e servidão, que foi ao ar em 20 de abril de 2026.

A produção jornalística leva ao telespectador histórias de mulheres que foram escravizadas e discute formas de aprimorar o pós-resgate.

Participaram da equipe Marieta Cazarré, Paulo Leite, Ana Graziela Aguiar, Ana Passos, Cleiton Freitas, Patrícia Araújo, Gabriel Penchel, JM Barbosa, Rogério Verçoza, Sigmar Gonçalves, Alexandre Souza, Marcelo Vasconcelos, Rafael Carvalho, Rivaldo Martins, Aleixo Leite, Caroline Ramos, Wagner Maia.

O outro episódio, O Eterno Abril de Carajás: 30 anos de um massacre, repercute uma das maiores repressões policiais da história do país no campo, que resultou em 21 mortes e dezenas de feridos em Eldorado do Carajás, no Pará, em 1996.

O programa foi exibido em 13 de abril de 2026. Participaram da produção Thiago Padovan, Acácio Barros, JM Barboza, Rafael Carvalho, Márcio Garoni, Rodrigo Botosso, Nelson Lin, Fábio de Albuquerque.

Para a diretora de Jornalismo da EBC, Myrian Pereira, ter a Agência Brasil e a TV Brasil indicadas em categorias tão expressivas como Fotografia e Vídeo no Prêmio Vladimir Herzog é motivo de muito orgulho para toda a EBC.

“Esse resultado reflete o talento, o rigor ético e a dedicação diária das nossas equipes de reportagem e fotografia. Estar na final de uma premiação que é símbolo da luta pela democracia e pelos direitos fundamentais no Brasil confirma que estamos no caminho certo: fazendo um jornalismo de profundidade, necessário, plural e voltado para dar voz às transformações e dores da nossa sociedade”, disse. 

Veja a lista completa de finalistas. 

Premiação

O resultado final da 48ª edição será conhecido em 30 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal do prêmio no YouTube. 

A premiação é uma homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado pela ditadura militar em 25 de outubro de 1975, nas dependências do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), em São Paulo.

O DOI-Codi foi o principal órgão de repressão política, detenção e tortura do regime militar (1964-1985). À época, o regime autoritário forjou que a morte teria sido suicídio.

Outros prêmios

A premiação tem o objetivo valorizar personalidades e profissionais da comunicação que se destacam na promoção dos direitos humanos fundamentais.

A EBC já obteve conquistas em edições anteriores. Em 2024, por exemplo, a Agência Brasil e a TV Brasil venceram nas categorias fotografia e vídeo. 

Em 2025, o episódio Mães de Luta, do Caminhos da Reportagem, recebeu menção honrosa. 

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Maioria do TSE mantém suspensão da campanha de Deltan ao Senado

Maioria do TSE mantém suspensão da campanha de Deltan ao Senado

by A Onça
21 de setembro de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria de votos, nesta segunda-feira (21), para manter a suspensão da campanha eleitoral do candidato ao Senado pelo Paraná Deltan Dallagnol (Novo). Os votos foram proferidos durante o julgamento virtual que delibera sobre a manutenção...

Conmebol anuncia datas e horários das semifinais da Copa Libertadores

Conmebol anuncia datas e horários das semifinais da Copa Libertadores

by A Onça
21 de setembro de 2026

As datas e horários das semifinais da Copa Libertadores da América foram definidas nesta segunda-feira (21) pela Conmebol. O primeiro duelo será entre Fluminense e Palmeiras no dia 14 de outubro (uma quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã....

Pé-de-Meia começa a pagar sexta parcela a estudantes nesta segunda

Pé-de-Meia começa a pagar sexta parcela a estudantes nesta segunda

by A Onça
21 de setembro de 2026

Os beneficiários do programa Pé-de-Meia do ensino médio regular começaram a receber nesta segunda-feira (21) a sexta parcela do incentivo à frequência. O pagamento é feito a quem assistiu a pelo menos 80% das aulas de julho deste ano. Os beneficiários que cursam a educação de jovens...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade