O projeto científico “Produção de guia ilustrado de aves para uma escola urbana como ferramenta de divulgação científica e sensibilização ambiental”, desenvolvido pela aluna Maria Flor Alarcon, do sexto ano da Escola Municipal João de Paula Ribeiro, foi consagrado na Fecintec 2024. O trabalho conquistou o primeiro lugar na categoria Multidisciplinar (Ensino Fundamental) e o prêmio de melhor projeto do ensino fundamental.
Orientado pela professora e bióloga Cintia Bezerra Possas, o projeto visa sensibilizar a comunidade sobre a importância das áreas verdes e aumentar o conhecimento sobre as aves urbanas da região. Maria Flor criou ilustrações de 19 espécies de aves identificadas pelos alunos do sétimo ano no território escolar, e junto à professora, elaborou os textos que acompanham as imagens no guia.
“O trabalho é fruto de uma iniciação científica que busca introduzir os estudantes ao método científico, incentivando a participação em feiras e o entendimento sobre a produção de conhecimento no Brasil”, explica a professora Cintia.
A iniciativa contou com um levantamento bibliográfico e incluiu a produção das ilustrações das aves, que estarão disponíveis em um guia que também integra um QR Code, dando acesso aos sons das aves e a informações adicionais por meio do Wikiaves, plataforma brasileira de referência em aves.
O próximo passo é o registro do Guia Ilustrado na Biblioteca Nacional e a produção de uma tiragem mínima para divulgação na comunidade. Além de celebrar o talento de Maria Flor, o projeto ressalta o compromisso da Escola Municipal João de Paula Ribeiro em promover a educação científica e ambiental entre os jovens.