O espírito de solidariedade e acolhimento marcou as celebrações de final de ano realizadas neste fim-de-semana para os acolhidos da Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (Uaifa) e para as crianças e adolescentes das quatro Unidades de Acolhimento Institucional da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS). Em um período que remete à família e união, as equipes das unidades, em parceria com a comunidade e instituições parceiras, realizaram ações que reforçam o compromisso da rede de Assistência Social do município com o bem-estar e a construção de vínculos afetivos.
Enquanto a Uaifa proporcionou um dia de festa para 93 assistidos com almoço, gincanas e um show de talentos, a Paróquia São João Bosco ofereceu, pelo quinto ano consecutivo, uma tradicional ceia de Natal que reuniu cerca de 70 crianças e adolescentes, além das famílias que participam do Serviço Família Acolhedora. Os eventos reforçaram a importância de oferecer afeto, segurança e integração social aos acolhidos.

A secretária-adjunta da SAS, Inês Mongenot, destacou a relevância dessas iniciativas. “O final de ano é um momento sensível, que remete muito à família. Realizar esses eventos, com tanto carinho e mobilização de parceiros e servidores, é fundamental para que nossos usuários se sintam amados, acolhidos e parte de uma comunidade. É a prova de que a Rede de Assistência está sempre presente, trabalhando para fortalecer esses vínculos e proporcionar momentos de alegria”, afirmou.
Ceia de Natal
A confraternização das Uaicas e do Serviço de Família Acolhedora, realizada na Paróquia São João Bosco, celebrou o seu quinto ano de parceria, consolidando uma tradição que leva o espírito natalino para 71 crianças e adolescentes acolhidos. Participaram da festa crianças a partir de um ano até jovens com 18 anos incompletos das unidades de acolhimento, além das nove famílias participantes do Serviço de Família Acolhedora.
A programação teve início no final da tarde e contou com brincadeiras e distribuição de guloseimas, encerrando com a ceia coletiva e entrega de presentes.

A superintendente da Proteção Social Especial da SAS, Tereza Cristina Migliori Bauermeister, ressaltou a gratidão pela parceria. “As crianças e adolescentes ficam sempre na expectativa desse evento, e temos uma gratidão enorme pela dedicação e acolhimento que recebemos a cada ano de participação. Já são cinco anos desta linda iniciativa”, disse.
Representando a Paróquia São João Bosco, Thiago Chianca deu as boas-vindas aos acolhidos: “É um prazer receber todos. Sintam-se abraçados porque tudo o fizemos foi pensado com muito amor e carinho para vocês”, frisou.
Acolhimento e Vínculos
Para as famílias que integram o Serviço Família Acolhedora, o evento é um momento de união e reconhecimento. O casal Aparecida e João Augusto Barboza está em seu quarto acolhimento e participaram pela primeira vez da ceia com a adolescente de 12 anos que está sob seus cuidados há seis meses.
O Família Acolhedora acolhe provisoriamente crianças e adolescentes afastados da família por medida protetiva, oferecendo um lar temporário em casas de famílias capacitadas, com foco no retorno à família de origem ou adoção.
“Gostamos muito, foi uma festa bem organizada, tudo foi feito com muito carinho realmente para as crianças e adolescentes. Eles merecem, porque já é difícil a situação de estarem ali e esse tipo de atividade externa, de festa, faz muito bem. A menina que está acolhida conosco ficou muito feliz por ter encontrado as coleguinhas da UAICA”, relatou Aparecida, destacando a importância da junção entre o acolhimento institucional e familiar no evento.
A comerciante Laura Mendes, que está em seu sexto acolhimento e participa anualmente da ceia, ressaltou a importância do encontro. “A importância é que é um encontro de final de ano, as crianças se encontram com as outras e a gente pode também ver as outras equipes, trocar ideias. É preciso estar em comunhão com as outras pessoas. É a nossa última etapa juntos no ano, e a gente nunca sabe como estará no próximo ano, por isso o encontro é muito bom e necessário”, afirmou.
Show de Talentos e mutirão
Já a equipe da Uaifa (Unidade de Acolhimento Institucional para Idosos e Adultos) organizou uma confraternização para 93 assistidos, focada em proporcionar um ambiente de interação e diversão. A festa contou com parceiros que durante o ano contribuem com a realização de ações, e garantiram a distribuição de brindes como tênis, chinelos e roupas.

Após o almoço, os acolhidos participaram de um Show de Talentos e gincanas. “Pensamos em uma confraternização animada, pois essa data de fim de ano remete à família e nossos assistidos, em sua grande maioria, possuem vínculos rompidos. Assim, conseguimos fazer uma festa alegre e divertida onde todos pudessem se sentir à vontade”, explicou Akemi Higa, coordenadora da Uaifa.
Ação Social Integrada
Além da festa, a Uaifa também promoveu este mês uma importante ação para encerrar o ano em parceria com a Defensoria Pública, que atendeu mais de 70 usuários, sendo 30 idosos.

Durante o mutirão foram emitidas certidões de nascimento, solicitados benefícios como o BPC, fornecidas orientações sobre aposentadoria e renegociação de dívidas. Houve também uma verificação de empréstimos irregulares, atendendo especialmente aos idosos.
“As unidades de acolhimento da Rede de Assistência Social de Campo Grande garantem suporte integral aos usuários e famílias, pois nosso foco é a continuidade do serviço essencial e a facilitação da reintegração sociofamiliar e comunitária”, afirmou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento.





