17:10 terça-feira, 16 junho 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
Ato de alunos da USP cobra diálogo com reitoria

Ato de alunos da USP cobra diálogo com reitoria

A Onça by A Onça
19:28 quarta-feira, 13 maio 2026
in Brasil
A A

Os estudantes da Universidade de São Paulo realizaram um novo ato na noite desta quarta-feira (13) na região central da capital paulista para pedir diálogo com a reitoria da universidade.

Os universitários estão em greve, há quase um mês, e cobram reforço das políticas de permanência estudantil, fim da terceirização dos restaurantes universitários, diálogo permanente sobre a gestão dos espaços estudantis, priorização da educação e fim dos cortes no orçamento da universidade.

Notícias relacionadas:Estudantes da USP denunciam desocupação ilegal e violenta feita por PM.PM retira estudantes da reitoria da USP.“O que a gente está construindo é uma greve pacífica e a gente tem como perspectiva conseguir a mesa de negociação. A nossa luta tem sido basicamente por melhoria das qualidades de ensino, principalmente nas questões de permanência da universidade. As pautas estão se somando [às mobilizações em outras universidades e dos professores municipais] contra o projeto de privatização do serviço público e da precarização do estudo e da educação como um todo”, explicou o estudante Heitor Vinícius, do comando de greve do Diretório Central dos Estudantes da USP e aluno do curso de Ciências Sociais. 

O movimento chegou a ocupar a reitoria, no campus da Cidade Universitária, na semana passada. O local foi reintegrado no último domingo e estudantes denunciaram abuso de força policial. Os protestos passaram a ser realizadas no centro da cidade, como o de hoje na Avenida Paulista até a Praça Roosevelt.

Procurada pela Agência Brasil, a reitoria da USP informou que instituiu, hoje, uma Comissão de Moderação e Diálogo Institucional, “com o objetivo de promover a abertura de um novo ciclo de interlocução com a representação estudantil”. 

Você podequerer ler

Por unanimidade, STF condena Eduardo Bolsonaro no caso do tarifaço

Por unanimidade, STF condena Eduardo Bolsonaro no caso do tarifaço

16 de junho de 2026
Rival do Brasil na Copa, Haiti celebra a esperança em meio à crise

Rival do Brasil na Copa, Haiti celebra a esperança em meio à crise

16 de junho de 2026
Negros e mulheres avançam, mas topo do serviço público segue desigual

Negros e mulheres avançam, mas topo do serviço público segue desigual

16 de junho de 2026
STF forma maioria para condenar Eduardo Bolsonaro no caso do tarifaço

STF forma maioria para condenar Eduardo Bolsonaro no caso do tarifaço

16 de junho de 2026

Segundo a universidade, a primeira reunião da Comissão será agendada em breve.

A mobilização dos estudantes contou com o apoio de professores municipais, que também protestam por reajuste salarial, e de parlamentares de partidos de esquerda.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Por unanimidade, STF condena Eduardo Bolsonaro no caso do tarifaço

Por unanimidade, STF condena Eduardo Bolsonaro no caso do tarifaço

by A Onça
16 de junho de 2026

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (16) condenar o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro pelo crime de coação no curso do processo. O placar unânime de 4 votos a 0 foi obtido no julgamento...

Rival do Brasil na Copa, Haiti celebra a esperança em meio à crise

Rival do Brasil na Copa, Haiti celebra a esperança em meio à crise

by A Onça
16 de junho de 2026

O pequeno país caribenho será o próximo adversário do Brasil pelo Grupo C da Copa do Mundo na sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), na Filadélfia (Estados Unidos). A seleção haitiana entrará em campo com um novo uniforme, sem referência à luta...

Negros e mulheres avançam, mas topo do serviço público segue desigual

Negros e mulheres avançam, mas topo do serviço público segue desigual

by A Onça
16 de junho de 2026

A presença de mulheres e de pessoas negras em cargos de alto escalão do serviço público brasileiro aumentou ao longo do tempo, mas ainda é pequena. Segundo pesquisadores, entre 1999 e 2025, os homens ocuparam 75% dos cargos de direção...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade