Amanhã, sábado, 8 de março, Campo Grande-MS será palco de duas importantes ações em celebração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades promovem conscientização sobre feminicídios e destacam o protagonismo das mulheres indígenas, além de discutir a segurança pública de Sidrolândia.
Blitz educativa sobre feminicídio
- Data: 8 de março (sábado)
- Horário: 9h
- Local: Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho (esquina da Praça Ary Coelho)
- Coordenação: Rose Modesto e equipe
Rose Modesto e sua equipe coordenarão uma blitz educativa no centro da cidade, alertando a população sobre os recentes casos de feminicídio no Estado e reforçando a importância da denúncia e prevenção desse crime.
Café compartilhado com mulheres indígenas
- Data e horário: Sábado (8), às 8h
- Local: Auditório da Semu – Rua 15 de Novembro, 1373, Centro (esquina com a Rua 13 de Junho)
- Coordenação: Secretaria Executiva da Mulher (Semu) e Coletivo de Mulheres Indígenas Kaguateca
Em outra iniciativa, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Executiva da Mulher (Semu), realiza o evento Café Compartilhado com Mulheres Indígenas, em parceria com o Coletivo de Mulheres Indígenas Kaguateca. A ação visa celebrar a luta histórica das mulheres pela conquista de direitos, destacando o papel essencial das mulheres indígenas na preservação das línguas, culturas e na defesa dos territórios tradicionais.
Programação:
- Cerimônia: Conduzida por Miriam Terena, representante do Coletivo de Mulheres Indígenas
- Falas: Secretária Executiva da Mulher, Angélica Fontanari
- Dinâmica de Integração: Conduzida pela cerimonialista
- Apresentação Musical: Suzan Eloi, indígena
- Exposição de Artesanato Indígena
- Café Compartilhado
Ato contra a violência doméstica e feminicídio
No dia 8 de março, um grupo de WhatsApp com mais de 300 mulheres se organizará juntamente com outros movimentos e instituições para um ato contra a violência doméstica e o feminicídio. Não é sobre bandeira partidária, é sobre vidas de mulheres que sofrem cotidianamente nas mãos de homens violentos. O grupo também defende a criação da Secretaria Estadual de Mulheres.
Essas ações reforçam a importância da luta pelos direitos das mulheres e promovem a valorização cultural e a troca de experiências, destacando o protagonismo feminino em diversas esferas da sociedade.
Data: 8 de março (sábado)
Horário: 9h
Local: Avenida Afonso Pena em frente ao Paço Municipal