A disputa está entre o senador Rodrigo Paz Pereira e o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, ambos representantes da oposição ao atual governo
Cerca de 7,5 milhões de bolivianos participam neste domingo (19) de uma votação decisiva para escolher o próximo presidente e vice-presidente do país. O pleito marca um momento histórico, já que é a primeira vez desde a Constituição de 2009 que a Bolívia realiza um segundo turno presidencial.
A disputa está entre o senador Rodrigo Paz Pereira e o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, ambos representantes da oposição ao atual governo.
Em Mato Grosso do Sul, o único local de votação autorizado é o Consulado da Bolívia em Corumbá, localizado na rua Sete de Setembro, entre a rua Delamare e a avenida General Rondon. De acordo com Yoryina Guadalupe Dorado Ramos, representante do Órgano Electoral Plurinacional (OEP) na cidade, 289 bolivianos estão aptos a votar. O processo segue o horário oficial da Bolívia, das 8h às 16h.
Fronteira tem segurança reforçada durante o pleito
Por causa da eleição, a fronteira entre Brasil e Bolívia foi fechada à meia-noite deste domingo e só será reaberta após o encerramento da votação. A travessia está permitida apenas para pedestres, na linha internacional que divide os dois países.
Do lado boliviano, cerca de 45 mil eleitores das cidades de Puerto Suárez e Puerto Quijarro também devem participar do processo eleitoral.Cerca de 7,5 milhões de bolivianos participam neste domingo (19) de uma votação decisiva para escolher o próximo presidente e vice-presidente do país. O pleito marca um momento histórico, já que é a primeira vez desde a Constituição de 2009 que a Bolívia realiza um segundo turno presidencial.