12:50 terça-feira, 23 junho 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
Brasil e Argentina fazem acordo sobre exportação de gás natural

Brasil e Argentina fazem acordo sobre exportação de gás natural

A Onça by A Onça
16:57 segunda-feira, 18 novembro 2024
in Brasil
A A

O Ministério de Minas e Energia (MME) assinou nesta segunda-feira (18) Memorando de Entendimento com a Argentina para viabilizar a exportação de gás natural argentino ao Brasil. O acordo foi feito durante o G20, cúpula de líderes mundiais das 19 maiores economias mais União Europeia e União Africana. O ato cria um grupo de trabalho bilateral para identificar as medidas necessárias para viabilizar a oferta do produto argentino, com destaque para o Gás de Vaca Muerta, no norte da Patagônia.

Dentre as medidas, se destacam o estudo da viabilidade econômica das rotas logísticas, considerando a possível expansão da infraestrutura existente dos dois países, por meio da qual estima-se uma viabilidade de movimentação de 2 milhões de metros cúbicos por dia no curto prazo, aumentando nos próximos 3 anos para 10 milhões, até atingir 30 milhões em 2030.

Notícias relacionadas:Relembre quem foi Josué de Castro, citado por Lula na Cúpula do G20.G20: Foto oficial reúne líderes mundiais sem Biden, Meloni e Trudeau.Taxação de super-ricos será vitória do Brasil no G20, diz Pimenta.O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância da concretização do ato. “Essa é uma importante entrega do programa Gás Para Empregar, que criamos com o objetivo de aumentar a oferta de gás natural e promover a reindustrialização do país. Ao concretizar a importação do gás de Vaca Muerta, estamos fortalecendo o desenvolvimento das indústrias de fertilizantes, vidro, cerâmica, petroquímicos e tantas outras que trazem desenvolvimento econômico ao Brasil. Teremos mais gás, e junto com ele mais emprego, renda e riqueza para brasileiras e brasileiros”, afirmou.

O documento indica que o grupo deve buscar o uso da infraestrutura já existente nos dois países, permitindo a exportação do gás argentino no menor tempo e com o menor custo possível. Para isso, o grupo formado deverá identificar meios para viabilizar o projeto e a construção de infraestruturas necessárias para interconectar os gasodutos existentes de cada país.

Na agenda de trabalho dos estudos, estão elencadas prioridades como infraestrutura, transporte e interconexão entre os países e tipos de operações. O memorando tem validade de 18 meses, prorrogáveis. Ao final desse período, será apresentado relatório das atividades.

Você podequerer ler

Operação na zona sul do Rio tem 6 presos e homem baleado em ônibus

Operação na zona sul do Rio tem 6 presos e homem baleado em ônibus

23 de junho de 2026
Operação da Polícia Civil investiga descontos em benefícios do DF

Operação da Polícia Civil investiga descontos em benefícios do DF

23 de junho de 2026
Antes estigmatizado, Pajubá guarda memória da resistência LGBTQIA+

Antes estigmatizado, Pajubá guarda memória da resistência LGBTQIA+

23 de junho de 2026
Com dúvida na direita, Brasil encerra preparação para encarar Escócia

Com dúvida na direita, Brasil encerra preparação para encarar Escócia

23 de junho de 2026

“Hoje estabelecemos um protocolo com o ministro da Economia argentino o que demonstra que estamos empenhados em construir política de Estado e não de governo para poder dar mais um passo fundamental no programa Gás Para Empregar que visa ampliar a competitividade nacional. Sabemos da importância do gás para reindustrializar o Brasil. A indústria química do Brasil tem hoje 30% de ociosidade porque não tem competitividade na aquisição do gás. O gás no Brasil só vamos diminuir o preço quando aumentarmos a oferta”, disse o ministro em coletiva de imprensa.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

Operação na zona sul do Rio tem 6 presos e homem baleado em ônibus

Operação na zona sul do Rio tem 6 presos e homem baleado em ônibus

by A Onça
23 de junho de 2026

A comunidade Dona Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro, amanheceu sob tiroteio em meio a mais uma fase da Operação Contenção, para combater a facção criminosa Comando Vermelho. Até às 12h, seis suspeitos foram presos.  Um homem foi...

Operação da Polícia Civil investiga descontos em benefícios do DF

Operação da Polícia Civil investiga descontos em benefícios do DF

by A Onça
23 de junho de 2026

A Polícia Civil do Distrito Federal (DF) deflagou na manhã desta terça-feira (23) a Operação Parasitas. O objetivo é investigar um esquema de descontos associativos que seriam feitos sem autorização em contas de aposentados e pensionistas do Governo do Distrito...

Antes estigmatizado, Pajubá guarda memória da resistência LGBTQIA+

Antes estigmatizado, Pajubá guarda memória da resistência LGBTQIA+

by A Onça
23 de junho de 2026

Com quase um século de registros, a linguagem Pajubá constitui uma importante ferramenta de proteção e comunicação para a comunidade LGBTQIA+, principalmente entre pessoas transgêneras e travestis, sobretudo negras. Em meio ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, o Museu da Diversidade...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade