Com a chegada de uma intensa frente fria que derrubou as temperaturas abaixo dos 10°C em Campo Grande — com sensação térmica de apenas 1°C —, a Prefeitura intensificou o atendimento às pessoas em situação de rua por meio do programa Inverno Acolhedor. O Centro POP, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), funcionou com horário ampliado nos últimos dias e foi peça-chave para garantir acolhimento digno e seguro à população vulnerável.
Entre quarta-feira (28) e esta sexta-feira (30), um ponto de apoio emergencial foi montado no Parque Ayrton Senna, oferecendo acolhimento noturno a quem recusou os abrigos institucionais da SAS. A estrutura funcionou das 18h às 6h e ofertou colchões, cobertores, alimentação, vacinação contra a gripe, atendimento do Consultório na Rua e até espaço para animais de estimação.
Segundo a coordenadora do Centro POP, Akemi Albuquerque Higa, a maioria dos usuários do serviço aceitou o encaminhamento para o Parque, onde puderam passar a noite em segurança. Para isso, a equipe técnica do Centro POP estendeu seu funcionamento até as 20h, organizando os deslocamentos e encaminhamentos necessários. Já na manhã deste sábado (31), o serviço seguiu com seus atendimentos regulares, inclusive para quem passou a noite no abrigo temporário.
“Essa extensão do atendimento foi crucial para garantir o suporte contínuo aos assistidos, contando com o apoio fundamental do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que realiza as solicitações de acolhimento quando necessário”, destacou Akemi.
Rede de cuidado
O balanço da semana mostra o esforço coletivo da gestão municipal: foram 199 atendimentos técnicos, 1.176 refeições distribuídas e 133 pessoas encaminhadas para acolhimento noturno. Além disso, 24 usuários foram direcionados para tratamento em comunidades terapêuticas, 20 para a UAIFA I (Unidade de Acolhimento para Famílias com Crianças) e 10 para a UAIFA II.
A equipe do Centro POP é formada por assistentes sociais, psicólogos e advogado, que atuam de forma integrada para ajudar os usuários a superarem a situação de rua. Entre os serviços oferecidos estão: higiene pessoal, guarda de pertences, lavanderia, alimentação, orientação jurídica, emissão de documentos e encaminhamentos estratégicos a serviços de saúde, justiça e reinserção social.
Assistência que continua
A ação emergencial do Inverno Acolhedor será repetida sempre que a previsão do tempo indicar temperaturas iguais ou inferiores a 12 °C, conforme destacou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento. A SAS segue atuando em parceria com a Defesa Civil para monitorar o clima e organizar novas edições da ação.
Paralelamente, a distribuição de cobertores e cestas básicas continua por meio dos Cras e outras unidades da rede. Apenas entre janeiro e maio deste ano, mais de 4 mil cobertores foram entregues a pessoas em situação de rua e famílias vulneráveis.
No bairro Dom Antônio, por exemplo, equipes do Cras distribuíram 73 cobertores e 16 cestas básicas nas comunidades Esperança e Jardim Teruel, onde o frio castigou com mais intensidade nesta semana.
População pode ajudar
A população também pode colaborar com as ações da SAS, informando sobre pessoas em situação de rua que precisam de acolhimento. Os canais disponíveis são os telefones (67) 99660-6539, 99660-1469 ou o 156, com atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana.