13:39 sexta-feira, 26 junho 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide Slide

Com emprego aquecido, subutilização é a menor da história; entenda

Com emprego aquecido, subutilização é a menor da história; entenda

A Onça by A Onça
12:33 sexta-feira, 26 junho 2026
in Brasil
A A

O mercado de trabalho aquecido tem apresentado reflexos em indicadores que vão além da taxa de desocupação. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (26), revelou que o país alcançou a menor taxa de subutilização já registrada.

O índice chegou a 13,3% no trimestre móvel encerrado em maio. O recorde de baixa anterior pertencia ao último trimestre de 2025 (13,4%).

Notícias relacionadas:Jovens ocupados são a maioria, mas 6,2 milhões seguem como “nem-nem”.Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período.Fabricação de produto alimentício gerou mais emprego em 2024, diz IBGE.Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que iniciou a série histórica da pesquisa em 2012.

A Pnad apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, seja com ou sem carteira assinada, além de temporários e por conta própria, por exemplo.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Você podequerer ler

A pedido de Lula, ministro da Defesa irá à Venezuela na próxima semana

A pedido de Lula, ministro da Defesa irá à Venezuela na próxima semana

26 de junho de 2026
Enare: inscrições para residência de acesso direto terminam segunda

Enare: inscrições para residência de acesso direto terminam segunda

26 de junho de 2026
Sem Censura recebe pioneiras do futebol a um a 1 ano da Copa no Brasil

Sem Censura recebe pioneiras do futebol a um a 1 ano da Copa no Brasil

26 de junho de 2026
Desenrola: R$ 5,5 bilhões de dívidas foram renegociadas pela Caixa

Desenrola: R$ 5,5 bilhões de dívidas foram renegociadas pela Caixa

26 de junho de 2026

O que é subutilização

A taxa de desocupação, conhecida popularmente como taxa de desemprego, mostra o percentual de pessoas que procuraram emprego e não encontraram em relação ao total de pessoas na força de trabalho. Até maio, o índice estava em 5,6%.

Já a taxa de subutilização é um indicador que mede a parcela da população em idade de trabalhar que não é plenamente aproveitada pelo mercado de trabalho e gostaria de trabalhar mais.

De acordo com o analista da pesquisa, William Kratochwill, o universo de subutilizados não abrange apenas os desempregados, mas, sim, três grupos de pessoas:

desocupados: pessoa que efetivamente procurou uma vaga 30 dias antes da pesquisa
subocupados por insuficiência de horas trabalhadas: quem está disponível, quer trabalhar mais horas, mas não consegue uma ocupação para suprir as 40 horas semanais.
força de trabalho potencial: pessoas desalentadas e não desalentadas.

Desalentados são aqueles que não procuram uma posição porque acreditam que não vão encontrar.

“Acham que não tem emprego na região, ou que são muito jovens ou muito velhos para trabalhar, não esperam ter vaga apropriada para sua qualificação”, exemplifica Kratochwill.

Os não desalentados são os que querem trabalhar, estão disponíveis, mas não procuram vaga. Ou procuraram vaga, mas não estavam disponíveis para começar a trabalhar e recusaram o trabalho.

 

Engenheiro de produção produz gelato em Santarém. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Comportamento da taxa

No trimestre encerrado em maio, o número de subutilizados alcançou 15,1 milhão de pessoas. Esse contingente representa recuo de 5,7% no trimestre (menos 920 mil), quando a taxa de subutilização era de 14,1%.

No trimestre até maio de 2025, o índice era de 14,9%. Em um ano, 1,9 milhão de pessoas deixaram a condição de subutilizados.

“Mostra que o estoque de pessoas, esse colchão de trabalhadores que podem ser absorvidas pelo mercado de trabalho, está diminuindo cada vez mais”, assinala Kratochwill.

A maior taxa já registrada na Pnad foi 30,7%, no trimestre até agosto de 2020. “Por causa da pandemia de covid-19”, contextualiza o analista do IBGE.

A maior taxa de subutilização antes da eclosão da pandemia (2020) havia sido 25%, no período de três meses até maio de 2019. Na época eram 28,4 milhões de pessoas na condição.

Mercado aquecido

O analista William Kratochwill reconhece que a taxa de subutilização não é tão popular quanto a taxa de desocupação, “indicador mais fácil de entender e globalmente conhecido”, mas sinaliza que a análise do número é uma forma de sentir o mercado de trabalho aquecido.

“O mercado, de fato, está aquecido, está absorvendo toda mão de obra possível”, diz ele, que aponta efeitos potenciais na relação entre trabalhadores e empregadores.

“Se está ficando mais escassa, o preço da mão de obra vai ter que subir, as condições de trabalho, de qualidade das ofertas de trabalho têm que melhorar”, conclui.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Agencia BrasilBrasilNotícias

Leia também

A pedido de Lula, ministro da Defesa irá à Venezuela na próxima semana

A pedido de Lula, ministro da Defesa irá à Venezuela na próxima semana

by A Onça
26 de junho de 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que viaje para a Venezuela na próxima semana para ver como as Forças Armadas do Brasil podem ajudar o país vizinho diante dos impactos do...

Enare: inscrições para residência de acesso direto terminam segunda

Enare: inscrições para residência de acesso direto terminam segunda

by A Onça
26 de junho de 2026

As inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027 continuam até a segunda-feira (29) para as especialidades com acesso direto à residência médica. Já para as residências que exigem pré-requisito, como ano adicional de estudo e área de atuação...

Sem Censura recebe pioneiras do futebol a um a 1 ano da Copa no Brasil

Sem Censura recebe pioneiras do futebol a um a 1 ano da Copa no Brasil

by A Onça
26 de junho de 2026

No clima do esporte, o programa Sem Censura forma uma bancada histórica com grandes mulheres na edição inédita desta sexta-feira (26), às 16h, na TV Brasil. A um ano da abertura da Copa do Mundo Feminina que será disputada no país...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade