O presidente da AGMP (Associação de Guias de Montanha do Peru), Beto Pinto, confirmou que três corpos foram encontrados no Nevado de Artesonraju, na Cordilheira Blanca. No local desapareceram no dia 1º o fotógrafo brasileiro Edson Vandeira, 36 anos, e os montanhistas peruanos Pretel Alonzo Homer Efraín, 34, e Picón Huerta Jesús Manuel, 31.
Neste domingo (22), a AGMP pediu apoio do Ministério da Defesa e da Polícia Nacional do Peru com helicóptero e socorristas para o resgate.
Edson morou por três anos em Campo Grande e era conhecido por registros da fauna e da natureza urbana. Em 2020, documentou os incêndios no Pantanal no filme “Eu fui conhecer o Pantanal e ele não estava lá”.
O trio desapareceu durante escalada pela face sul do Artesonraju, considerada uma das mais técnicas da América Latina. Drones indicaram que chegaram ao cume, mas não conseguiram descer. Ventos fortes e avalanches dificultaram a operação.
Uma vaquinha arrecadou mais de R$ 48 mil para apoiar a família. Edson somava quase 20 anos de experiência em montanhismo, já esteve no Himalaia, cruzou os Andes e visitou nove vezes a Antártida.