Na última sexta-feira (21), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) celebrou o décimo aniversário do curso de Medicina na Unidade Universitária de Campo Grande. O evento, liderado pela profa. Dra. Josilainne Marcelino Dias, contará com a presença do reitor da UEMS, prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, além de docentes, discentes, egressos e diversas autoridades governamentais e institucionais.
A celebração reforça o compromisso da UEMS com a educação pública de qualidade e a transformação social por meio da saúde. A formação de novos médicos tem sido uma prioridade para o estado, visando ampliar o acesso aos serviços de saúde e reduzir as desigualdades regionais.
Para o reitor Laércio Alves de Carvalho, o aniversário de 10 anos do curso de Medicina representa um marco histórico para a UEMS e para o Mato Grosso do Sul. “Este foi um sonho que começou há 10 anos, fruto de uma comoção muito grande da sociedade, e hoje está consolidado. Esses profissionais passaram e atenderam diversas pessoas, principalmente no interior do estado com o sexto ano do internato regional”, afirmou Carvalho.
Carvalho também expressou sua felicidade com o momento e agradeceu ao governador Eduardo Riedel, bem como a prefeitos e vereadores que recebem os alunos. “Estamos comemorando o fortalecimento da saúde em prol da população que mais precisa”, concluiu.
Durante esses 10 anos, o curso formou diversos médicos que se destacam em residências e pós-graduações, tanto nacionais quanto internacionais, e obteve certificação internacional pelo sistema de acreditação de Escolas Médicas. Segundo a coordenação, foram concluídos vários projetos de pesquisa, ensino e extensão, beneficiando a comunidade.
“Ao longo desses 10 anos de história, o curso de Medicina da UEMS vem trabalhando incansavelmente para a formação de profissionais qualificados e humanos, que possam contribuir para a redução das desigualdades no atendimento médico, sobretudo em municípios do interior. O curso tem sido um importante vetor de desenvolvimento regional e representa o compromisso social desta Instituição”, destacou a profa. Dra. Josilainne Marcelino Dias.
Os discentes participam ativamente do curso através do centro acadêmico, da atlética e da federação internacional das associações de estudantes de medicina do Brasil. Eles também publicaram artigos e livros científicos e participaram de eventos como palestrantes e pesquisadores.
O Curso de Medicina da UEMS, que teve início em 2015, prepara profissionais com uma sólida formação teórico-prática da Ciência Médica, proporcionando uma compreensão abrangente e integrada do processo saúde-doença. O curso utiliza metodologias ativas de aprendizagem, como a aprendizagem baseada em problemas e a problematização, e interage fortemente com os serviços de atenção básica de saúde.