Município terá 20 dias úteis para informar demanda reprimida e medidas para ampliar consultas, exames e cirurgias
Pacientes de Dourados e de outros municípios da região que aguardam consultas, exames e cirurgias oftalmológicas podem ter mudanças no atendimento. A Prefeitura terá 20 dias úteis para apresentar um diagnóstico da fila e um plano com medidas para ampliar os serviços e diminuir o tempo de espera.
A cobrança foi feita pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que passou a acompanhar a oferta de atendimento oftalmológico na cidade. A medida foi tomada depois de informações apontarem que a quantidade de pacientes à espera dos procedimentos ainda é considerada alta.
Mesmo com ações já adotadas pelo município, como atendimentos pelo Pronto Atendimento Médico, Hospital Universitário da UFGD, Fundação Cardiogeriátrica e encaminhamentos pelo Tratamento Fora do Domicílio, a demanda continua maior do que a capacidade disponível.
Agora, a Prefeitura deverá informar quantas pessoas estão na fila, quanto tempo os pacientes aguardam pelos atendimentos e qual é a estrutura disponível atualmente, incluindo o número de profissionais que trabalham na área.
Também será necessário apresentar um plano para aumentar a quantidade de consultas, exames e cirurgias. O documento deverá indicar metas, prazos e quais medidas serão adotadas para diminuir a fila.
Entre as possibilidades que deverão ser informadas estão a realização de mutirões, ampliação dos horários de atendimento, contratação ou credenciamento de profissionais e novos convênios para aumentar a oferta de serviços.
A situação dos procedimentos realizados pela Fundação Cardiogeriátrica também será acompanhada. O órgão deverá informar a quantidade de atendimentos e cirurgias de catarata realizados e as medidas previstas para ampliar a capacidade de atendimento.
O acompanhamento também envolve os serviços realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e outros prestadores de referência, incluindo os atendimentos encaminhados para outras cidades por meio do Tratamento Fora do Domicílio.
A expectativa é que, a partir das informações apresentadas pela Prefeitura, seja possível identificar os principais pontos que provocam a demora e definir medidas para aumentar a oferta de atendimento. O objetivo é reduzir o tempo que os pacientes precisam esperar por consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.






