Eleitores têm até 6 de maio para transferir, atualizar ou tirar o título; quem não regularizar não poderá votar em outubro
Neste sábado (7), faltam exatamente 89 dias para o encerramento do prazo de regularização do título eleitoral em todo o Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado, e não será mais possível fazer alterações, transferências ou tirar o primeiro título até que o prazo reabra após o segundo turno das eleições de outubro.
De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o encerramento ocorre 150 dias antes do pleito. Como o primeiro turno deste ano será realizado em 4 de outubro, o prazo final e improrrogável para regularizar a situação eleitoral é 6 de maio.
Quem precisa transferir domicílio, alterar endereço ou local de votação, tirar o primeiro título, atualizar dados cadastrais ou realizar cadastro de biometria tem aproximadamente três meses para procurar o Fórum Eleitoral mais próximo. É recomendável não deixar para os últimos dias, evitando filas, problemas no sistema ou imprevistos.
Para consultar a situação eleitoral, os eleitores podem acessar o autoatendimento do TSE e preencher os dados solicitados.
Em Campo Grande, a Central de Atendimento ao Eleitor funciona das 12h às 18h, na Rua Delegado José Alfredo Hardman, 180, Jardim Veraneio. Também há atendimento no Centro Integrado de Justiça (CIJUS), no mesmo horário. O expediente é o mesmo nos Fóruns Eleitorais do interior do Estado.






