Um homem de 44 anos foi preso em flagrante nesta segunda-feira (17), em Campo Grande, após seu cachorro ser encontrado morto sob o sol, amarrado por uma corda, no bairro Zé Pereira. O animal estava sem comida e água, apresentava sinais de desidratação e infestação por ectoparasitas.
A Polícia Militar foi acionada por meio do telefone 190, com a denúncia de que o cachorro estava preso no sol desde o dia anterior. Ao chegarem ao local, os agentes constataram que o animal já estava morto e acionaram a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT), que realizou a perícia. O cão foi encontrado sobre pedregulhos, sem qualquer proteção ou acesso a recursos básicos.
O tutor do animal foi conduzido à delegacia, onde foi autuado pelo crime de maus-tratos a animais com resultado de morte, previsto na legislação brasileira. Em sua defesa, ele alegou que havia esquecido o cachorro amarrado desde o dia anterior. No entanto, o que chamou a atenção das autoridades foi o fato de que o animal estava preso na varanda da frente da casa, visível a qualquer um que passasse pelo local.
A pena para maus-tratos contra cães e gatos pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa e proibição da guarda de animais. O caso segue sob investigação.