A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em ação conjunta com a Polícia Federal, participou nesta quarta-feira (14) da Operação Proteção Integral II, que visa combater crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Em Campo Grande, um homem de 54 anos, que atuou como motorista do Conselho Tutelar, foi preso em flagrante no bairro Jardim Popular com material de abuso sexual infantil armazenado em seus equipamentos eletrônicos.
A operação acontece em todo o Brasil, com o cumprimento de 130 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva, envolvendo 467 policiais federais e 156 civis. Ao todo, foram realizadas 35 prisões em flagrante em diversos estados.
O preso na Capital é vigilante e estava sendo investigado pelo Núcleo de Inteligência da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) há aproximadamente um ano. Conforme apurado, ele participava de grupos de compartilhamento de material de abuso sexual infantil (CSAM), tendo inclusive adquirido conteúdo mediante pagamento em dinheiro ao longo de três anos.
Os agentes apreenderam celulares e computador do suspeito, que foi encaminhado à DEPCA, onde permanece à disposição da Justiça.
A Operação Proteção Integral II reforça o compromisso das forças policiais no enfrentamento ao abuso sexual infantojuvenil, promovendo a responsabilização de indivíduos que armazenam, compartilham, produzem ou comercializam esse tipo de material criminoso.