5:00 terça-feira, 5 dezembro 2023
A Onça
No Result
View All Result
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide
Home Brasil

Lula conversa com presidentes do Irã e da Turquia sobre Gaza

A Onça by A Onça
14:35 terça-feira, 17 outubro 2023
in Brasil
0
Lula conversa com presidentes do Irã e da Turquia sobre Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (17), um telefonema do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, para tratar sobre o conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, no Oriente Médio. Lula defendeu a libertação dos reféns em Gaza e a criação de um corredor humanitário para permitir o envio de ajuda aos civis.

De acordo com nota divulgada pela Presidência, o presidente falou do grupo de brasileiros que aguarda a saída da Faixa de Gaza, próximos a fronteira com o Egito, e sua preocupação com as mulheres e crianças da região que sofrem com o conflito.

Notícias relacionadas:Profissionais de saúde apelam por resgate de vítimas no Oriente Médio.Israel, Hamas, Palestina: entenda a guerra no Oriente Médio.“O presidente Lula pediu que fosse feito o possível para um consenso que criasse um corredor humanitário e fez um apelo pela libertação de todos os reféns, que seria o melhor sinal para um apelo pelo fim dos bombardeios em Gaza”, diz a nota.

“O mais importante é termos a condição para mulheres, crianças e idosos não sofram as consequências daqueles que querem guerra”, destacou Lula ao presidente iraniano, segundo a nota. “Eu fico triste quando vejo a dificuldade do povo pobre construir uma casa, um hospital, e como isso é facilmente destruído na guerra”, acrescentou o presidente.

Slide

Ainda segundo o Palácio do Planalto, o presidente do Irã defendeu o fim imediato dos bombardeios de Israel e o fim do bloqueio da Faixa de Gaza. O ayatollah Ali Khamenei, autoridade máxima iraniana, já negou que o país tenha estado por trás do ataque lançado no último dia 7 pelo Hamas contra Israel, mas reforçou o apoio do Irã aos palestinos.

O grupo extremista lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel e a incursão de combatentes armados por terra, matando civis e militares e fazendo centenas de reféns. Em resposta, Israel bombardeou várias infraestruturas do Hamas em Gaza e impôs um cerco total ao território, com o corte de abastecimento de água, combustível e energia elétrica.

O Ministério da Defesa israelense informou ainda que pretende ocupar a Faixa de Gaza por terra. Os ataques já provocaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios.

Entenda a origem do conflito no Oriente Médio

Hoje, o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) retoma a reunião em que se discute a situação humanitária na Faixa de Gaza e uma possível trégua entre Israel e o Hamas. Os países integrantes do conselho devem analisar e votar a proposta do Brasil para reduzir as hostilidades na Faixa de Gaza.

Diálogo com a Turquia

O presidente Lula também conversou, nesta terça-feira, com o presidente da Turquia, Recep Erdogan, sobre o conflito no Oriente Médio. Novamente, o brasileiro reforçou a necessidade de um cessar fogo e da criação de um corredor humanitário, para a saída dos estrangeiros pela fronteira do Egito, para a entrada de alimentos e remédios, e para a libertação de todos os reféns.

“Ambos os presidentes concordaram que são inaceitáveis os ataques contra civis. O presidente turco falou do envio de ajuda humanitária para Gaza”, afirmou o Palácio do Planalto, em nota.

Lula ainda pediu ajuda para a liberação de cerca de 30 cidadãos brasileiros que estão aguardando a saída de Gaza. Segundo a Presidência, o presidente Erdogan se dispôs a ajudar no que puder pela saída dos brasileiros.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

Relacionadas

Agência Brasil é eleita a mais admirada em saúde, ciência e bem-estar

Agência Brasil é eleita a mais admirada em saúde, ciência e bem-estar

4 de dezembro de 2023
CPB anuncia candidatos a Atleta da Galera do Prêmio Paralímpicos

CPB anuncia candidatos a Atleta da Galera do Prêmio Paralímpicos

4 de dezembro de 2023
Barroso: STF é tribunal independente e está sempre desagradando alguém

Barroso: STF é tribunal independente e está sempre desagradando alguém

4 de dezembro de 2023
Prefeito de Maceió apresenta levantamento de danos ao governo federal

Prefeito de Maceió apresenta levantamento de danos ao governo federal

4 de dezembro de 2023
Registro de vacina contra bronquiolite é aprovado pela Anvisa

Registro de vacina contra bronquiolite é aprovado pela Anvisa

4 de dezembro de 2023
IA pode ser usada para combater lavagem de dinheiro, diz Campos Neto

IA pode ser usada para combater lavagem de dinheiro, diz Campos Neto

4 de dezembro de 2023
  • Home
  • Posts

© 2023 A Onça

No Result
View All Result
  • Home
  • Posts

© 2023 A Onça