Mato Grosso do Sul está enfrentando uma das piores secas de sua história, com graus severos, graves e moderados afetando todos os biomas do Estado, incluindo o Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. A previsão meteorológica indica que a estiagem continuará, exacerbando as condições que favorecem a ocorrência de incêndios florestais
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) está na linha de frente do combate ao fogo, contando com o apoio de diversas forças de segurança pública do Estado e da União. Estados vizinhos como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que formam o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), também estão contribuindo com esforços conjuntos.
Projeções Climáticas e Situação Crítica
Durante a transmissão ao vivo do boletim semanal da Operação Pantanal 2024, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) apresentou projeções climáticas preocupantes. A meteorologista e coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, destacou que todas as condições meteorológicas atuais favorecem a ocorrência de incêndios florestais. “O perigo de fogo para os próximos dias está entre muito alto e extremo, e essas condições são de difícil combate até por meios aéreos devido à alta velocidade de propagação dos incêndios florestais”, afirmou Fernandes.
Expectativas para Setembro
A expectativa é de que a ocorrência de incêndios florestais se intensifique durante o mês de setembro, considerado o período mais crítico. Até sábado (31), as temperaturas podem atingir 38°C, com mínimas entre 20°C e 26°C e umidade relativa do ar entre 10% e 20%.
Entre sábado (31) e segunda-feira (2), uma frente fria deve chegar à região, trazendo uma leve queda nas temperaturas, com mínimas entre 14°C e 20°C e máximas entre 25°C e 34°C. No entanto, não há previsão de chuvas, o que mantém o cenário de alerta.
Ações de Combate
O CBMMS, com apoio das forças de segurança pública e brigadistas de outros estados, continua trabalhando incansavelmente para controlar e combater os incêndios. A situação é crítica, e a colaboração entre diferentes órgãos é essencial para minimizar os danos causados pelo fogo.
Acompanhe a transmissão completa do boletim semanal da Operação Pantanal 2024 para mais detalhes sobre as ações de combate ao fogo e as projeções climáticas para os próximos dias.
Para mais informações, acesse o site do Cemtec e acompanhe as atualizações em tempo real sobre a situação dos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul123