O Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, foi declarado nesta quinta-feira (28) Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro. O governadorNotícias relacionadas:Seis anos após incêndio, Museu Nacional faz apelo por doações.Em reconstrução, Museu Nacional abre espaço para receber escolas.Museu Nacional recebe doação de mais de mil peças. Cláudio CastroNotícias relacionadas:Seis anos após incêndio, Museu Nacional faz apelo por doações.Em reconstrução, Museu Nacional abre espaço para receber escolas.Museu Nacional recebe doação de mais de mil peças. sancionou a Lei 10.580/24, de autoria da deputada estadual Veronica Lima (PT).
A instituição é uma das mais antigas do país, fundada em 6 de junho de 1818 por Dom João VI, quando a corte portuguesa se mudou de Lisboa para o Rio de Janeiro. Na época chamado de Museu Real, foi pensado para propagar o conhecimento e o estudo das ciências naturais na, então, colônia portuguesa. Desde 1946, o museu é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Notícias relacionadas:Seis anos após incêndio, Museu Nacional faz apelo por doações.Em reconstrução, Museu Nacional abre espaço para receber escolas.Museu Nacional recebe doação de mais de mil peças.
Incêndio de grandes proporções atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, em setembro de 2018Notícias relacionadas:Seis anos após incêndio, Museu Nacional faz apelo por doações.Em reconstrução, Museu Nacional abre espaço para receber escolas.Museu Nacional recebe doação de mais de mil peças. – Tânia Rego/Arquivo/Agência Brasil
Até ser atingido por um incêndio de grandes proporções em 2 de setembro de 2018, o Museu Nacional era o maior museu de história natural da América Latina. A instituição abrigava um acervo com mais de 20 milhões de peças, e cerca de 80% delas foram consumidas pelo fogo.
Segundo o governo do estado do Rio, o título dado à instituição não impede a realização de obras, reformas e outras intervenções. O museu está em processo de reconstrução e se prepara para voltar a receber visitantes no Palácio Paço de São Cristóvão em 2026. Enquanto isso, realiza atividades culturais, como exposições voltadas para a visitação escolar.