Na manhã desta quinta-feira (26), ocorreu a primeira oficina do Programa Patrimônio 67, voltada para alunos do oitavo e nono ano da Escola Estadual Professora Thereza Noronha de Carvalho, em Campo Grande. A iniciativa, promovida pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), busca educar os estudantes sobre a importância do patrimônio cultural em Mato Grosso do Sul.
Viola de Cocho: A Cultura em Foco
Para 2024, a oficina teve como tema a viola de cocho, conduzida pelo mestre cururueiro Sebastião Brandão, que veio de Corumbá para compartilhar seu conhecimento. Os alunos participaram de uma aula sobre a importância da preservação do patrimônio, seguida por atividades práticas, onde puderam manusear a viola e criar um souvenir para levar para casa.
Importância da Educação Patrimonial
Graciana Goedert, arte-educadora da FCMS, ressaltou que o Programa Patrimônio 67 visa disseminar o conhecimento sobre patrimônio em todo o estado. “Queremos discutir a importância do patrimônio e oferecer um entendimento que faça sentido para os alunos, ajudando-os a valorizar a identidade sul-mato-grossense”, afirmou.
Transmitindo Saberes Culturais
Sebastião Brandão, responsável pela parte prática da oficina, destacou a relevância de compartilhar o conhecimento sobre a viola de cocho. “Essa cultura é um bem tombado e precisa ser reconhecida. É gratificante ver os jovens aprendendo sobre algo que é parte da nossa história”, comentou.
Valorizando as Tradições Regionais
O diretor da escola, Vitor Guilherme Petry, enfatizou a importância de resgatar memórias e tradições regionais. “É fundamental mostrar aos alunos que Mato Grosso do Sul possui um patrimônio cultural significativo, mesmo que eles vivam em uma realidade diferente”, explicou.
Reações dos Alunos
Os alunos mostraram entusiasmo com a oficina. Miguel Ramos, de 15 anos, destacou a novidade do tema: “Achei muito legal, pois proporciona um momento descontraído e nós aprendemos mais”. Outros alunos, como Yuri Antonio Ifrano e João Gustavo de Souza, também reconheceram a relevância cultural da viola de cocho e mostraram interesse em aprender mais.
O Programa Patrimônio 67 continuará ao longo do ano nas escolas estaduais, promovendo oficinas que valorizam a cultura local e a educação patrimonial.