José “Pepe” Mujica, ex-presidente uruguaio, faleceu nesta terça-feira (13) aos 89 anos. Ele governou o país entre 2010 e 2015. A notícia foi confirmada pelo atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, considerado um dos sucessores de Mujica.
“É com grande tristeza que comunicamos o falecimento do nosso amigo Pepe Mujica. Presidente, ativista e líder. Sentiremos sua falta, querido velho. Agradecemos por tudo que você fez e pelo seu amor incondicional pelo seu povo”, escreveu Orsi.
Em abril de 2024, Mujica revelou que estava enfrentando um tumor no estômago, com o órgão “muito comprometido”. Ele também mencionou que sua condição de saúde era “duplamente complexa”, uma vez que lidava com uma doença autoimune há mais de 20 anos, que havia afetado seus rins.
José Alberto Mujica Cordano nasceu em Montevidéu, em 20 de maio de 1935. Na década de 1960, tornou-se membro da guerrilha Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros, que ganhou notoriedade antes da instalação da ditadura militar uruguaia em 1973, ao assaltar bancos e distribuir alimentos e dinheiro roubado aos necessitados.
Durante sua militância clandestina, Mujica foi ferido quatro vezes em confrontos com a polícia. Ele escapou da prisão em duas ocasiões, até ser recapturado definitivamente em 1972.
O político e militante passou 14 anos encarcerado devido à sua participação na luta armada em seu país. Em abril de 2024, ele havia anunciado a descoberta de um tumor no esôfago em estágio avançado.