8:11 quarta-feira, 24 junho 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide

PrefCG lança Observatório Econômico e qualifica serviços

PrefCG lança Observatório Econômico e qualifica serviços

A Onça by A Onça
15:34 terça-feira, 5 maio 2026
in Campo Grande, Prefeitura
A A

A Prefeitura de Campo Grande realizou, nesta terça-feira (5), o lançamento do Observatório Econômico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), iniciativa voltada à análise, monitoramento e integração de dados estratégicos para fortalecer o planejamento e a tomada de decisões na gestão pública.

Na mesma ocasião, também foi inaugurado o auditório “João Augusto Albuquerque Soares”, em homenagem ao arquiteto e urbanista que marcou a história da administração municipal com sua atuação na modernização dos processos urbanísticos e ambientais.

PrefCG lança Observatório Econômico e qualifica serviços

O Observatório nasce com a proposta de centralizar informações e transformar dados em inteligência para a gestão. Ao destacar a importância da ferramenta, o secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Junior, explicou como a iniciativa contribuirá diretamente para a administração municipal “A plataforma permitirá que os dados sejam compartilhados com a alta gestão, ampliando a capacidade de acompanhamento das ações da Secretaria. Esses dados vão ser compartilhados com o gabinete da prefeita e com a gestão superior, para que possam acompanhar o andamento dos trabalhos realizados na Secretaria”.

O secretário também ressaltou que o Observatório representa o início de um processo contínuo de construção. Outro ponto enfatizado foi o papel da tecnologia e da inovação, especialmente da inteligência artificial, no aprimoramento dos serviços públicos “Nossa Secretaria ainda possui muitos processos manuais, que exigem grande volume de trabalho operacional. A inteligência artificial surge como uma aliada para melhorar a análise de dados, reduzir custos e dar mais celeridade aos atendimentos, contribuindo para que possamos oferecer um serviço de excelência à população”.

Durante o evento, a diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues, reforçou a importância do uso de dados e conhecimento científico na gestão pública “Nenhuma gestão pode seguir, melhorar e se aperfeiçoar se não tiver dados e informações fidedignas. Precisamos trazer a ciência e o conhecimento para o nosso dia a dia. O Observatório materializa essa visão e fortalece a gestão pública”.

Você podequerer ler

Funsat oferece 901 vagas nesta quarta-feira

Funsat oferece 901 vagas nesta quarta-feira

24 de junho de 2026
Servidores terão expediente reduzido nesta quarta-feira

Servidores terão expediente reduzido nesta quarta-feira

23 de junho de 2026
Campanha do Agasalho é prorrogada até 31 de julho

Campanha do Agasalho é prorrogada até 31 de julho

23 de junho de 2026
Agetran instala semáforos e muda ruas no Jardim Bela Vista 

Agetran instala semáforos e muda ruas no Jardim Bela Vista 

23 de junho de 2026

Homenagem e legado

A inauguração do auditório “João Augusto Albuquerque Soares” marcou um momento de emoção durante a cerimônia. Servidor da Prefeitura desde 1996, João Augusto teve papel fundamental na modernização da gestão urbana, participando da implantação de sistemas como o Aprovação Digital e o Alvará Imediato.

Em fala emocionada, sua esposa, Gláucia Helena Fernandes Seixas, destacou o comprometimento e a dedicação do servidor ao serviço público “João se dedicou à Prefeitura por muitos anos e sempre acreditou no que fazia. Ele unia a arquitetura com a tecnologia e a modernização, estava sempre à frente do seu tempo. Essa homenagem representa muito para nossa família e mantém viva a memória de tudo o que ele construiu. Ele realmente acreditava no serviço público e no impacto que poderia gerar na cidade”.

Durante o evento, Berenice também relembrou a trajetória do servidor e destacou a convivência e o legado deixado por João Augusto “Foi um colega de tantos anos, que lutou muito, esteve conosco nos dando força, coragem, estudando junto e buscando caminhos. Ele fez encaminhamentos que hoje são fundamentais para a gestão urbanística e também para a gestão ambiental. Dar o nome dele a esse espaço, em um momento em que a Prefeitura avança na utilização de dados, da ciência e do conhecimento, é extremamente significativo”.

Implantação em etapas

O Observatório Econômico será implantado de forma gradual. Nesta primeira fase, o foco está na centralização e organização de dados abertos, reunindo informações de diferentes esferas como municipal, estadual e nacional.

Na sequência, a iniciativa avançará para a estruturação e análise de dados internos da Prefeitura, permitindo a elaboração de estudos técnicos, diagnósticos e boletins informativos, além de apoiar a formulação e o monitoramento de políticas públicas.

Com a iniciativa, a Prefeitura reforça o compromisso com uma gestão mais eficiente, transparente e orientada por dados, acompanhando as transformações tecnológicas e ampliando a capacidade de planejamento estratégico do município.

#ParaTodosVerem: Imagem do ato realizado na manhã desta terça-feira (5).

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Campo Grandecidadesprefeitura

Leia também

Funsat oferece 901 vagas nesta quarta-feira

Funsat oferece 901 vagas nesta quarta-feira

by A Onça
24 de junho de 2026

A Agência de Empregos da Funsat (Fundação Social do Trabalho) oferece 901 vagas nesta quarta-feira (24), distribuídas em 125 profissões e anunciadas por 146 empresas de Campo Grande. As oportunidades estão disponíveis para trabalhadores com cadastro atualizado no Sine (Sistema Nacional de...

Servidores terão expediente reduzido nesta quarta-feira

Servidores terão expediente reduzido nesta quarta-feira

by A Onça
23 de junho de 2026

Conforme decreto publicado pela Prefeitura de Campo Grande na edição extra do Diogrande desta terça-feira (23), o expediente nos órgãos municipais que realizam atendimento ao público será encerrado às 16h30. A medida considera o horário da partida da seleção brasileira na Copa do...

Campanha do Agasalho é prorrogada até 31 de julho

Campanha do Agasalho é prorrogada até 31 de julho

by A Onça
23 de junho de 2026

Com a chegada dos dias mais frios e a continuidade da demanda por roupas e cobertores entre famílias em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Campo Grande ampliou o prazo da Campanha do Agasalho 2026. Agora, as doações podem...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade