6:00 quinta-feira, 25 junho 2026
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result
A Onça
No Result
View All Result

Slide

Prefeitura leva atendimento odontológico a escolas públicas no Dia B da Saúde Bucal

Prefeitura leva atendimento odontológico a escolas públicas no Dia B da Saúde Bucal

A Onça by A Onça
16:49 sexta-feira, 20 março 2026
in Campo Grande, Prefeitura
A A

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realiza nesta sexta-feira (20), Dia Mundial da Saúde Bucal, uma grande mobilização nacional voltada à promoção, prevenção e ampliação do cuidado odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento preventivo no município já ocorre rotineiramente, mas a ação do Dia B da Saúde Bucal é considerada ainda mais especial, em razão da sua abrangência.

Dados recentes da Organização Mundial da Saúde indicam que a cárie é uma das doenças mais prevalentes na infância, cerca de 40% das crianças entre 5 a 12 anos apresentaram cárie dentária, conforme SB Brasil, realizado pelo Ministério da Saúde.

Com o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento odontológico em todo o país, surgiu o Projeto Criança Sorridente, estratégia do Ministério da Saúde voltada ao enfrentamento da cárie dentária na infância. Em Campo Grande, a mobilização é coordenada pela Sesau, por meio da Gerência da Rede de Atenção à Saúde Bucal, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE).

Prefeitura leva atendimento odontológico a escolas públicas no Dia B da Saúde Bucal
Christiane Saliba, gerente da Rede de Atenção à Saúde Bucal (Foto: Rafael Benjamim)

A dentista e gerente da Rede de Atenção à Saúde Bucal da Sesau, Christiane Saliba, explica que a proposta é alcançar principalmente estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, priorizando aqueles em situação de maior vulnerabilidade. Todavia, a faixa etária de 0 a 3 anos também está sendo contemplada nesta ação, com equipes também em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), em diversas regiões da Capital. 

Nesta ação, o foco principal é o atendimento direto aos alunos da rede pública. Ao todo, 13 escolas participam, com o envolvimento de 29 equipes de saúde bucal da Atenção Primária da Sesau. Os profissionais realizam avaliações clínicas, orientações de higiene e procedimentos odontológicos básicos.

Você podequerer ler

Capital sanciona lei de preservação à vida no trânsito 

Capital sanciona lei de preservação à vida no trânsito 

24 de junho de 2026
Grupo Fulano di Tal apresenta espetáculo “SECO” na Capital

Grupo Fulano di Tal apresenta espetáculo “SECO” na Capital

24 de junho de 2026
Campanha Cobertor Pet arrecada itens para animais

Campanha Cobertor Pet arrecada itens para animais

24 de junho de 2026
Ação social converte recicláveis em alimentos na Capital 

Ação social converte recicláveis em alimentos na Capital 

24 de junho de 2026

O objetivo é garantir acesso ao cuidado e evitar o agravamento de problemas bucais. “O destaque de hoje é o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), técnica baseada na odontologia de mínima intervenção. O método utiliza instrumentos manuais e dispensa o uso de equipamentos invasivos, reduzindo o desconforto e ampliando a aceitação das crianças durante o atendimento”, destaca Christiane.

Parcerias

A mobilização também reforça a integração entre saúde e educação, reconhecendo a escola como espaço estratégico para a promoção de hábitos saudáveis. Além dos atendimentos de hoje, as equipes realizam atividades educativas, como palestras e orientações sobre escovação correta.

O diretor da EM Prof.ª Ione Catarina Gianotti Igydio, Marcus Fabio Cruz Santana, conta que a parceria funciona com sucesso e que é importante conscientizar os pais da necessidade de participar desse movimento.

“Eu sou daquela época em que as crianças tinham medo dos dentistas, da roupa branca, do motorzinho. Mas, hoje em dia, os dentistas estão mais incluídos na nossa rotina, são pedagógicos. Esta parceria da escola, família e Sesau é excepcional. As crianças aprendem brincando a cuidar dos dentes e já posso ver os seus sorrisos mais bonitos”, ressalta.

A ação, que em Campo Grande também conta com apoio de profissionais vinculados à residência da Fiocruz e à coordenação estadual de saúde bucal, ocorre simultaneamente em mais de 60 municípios brasileiros, ampliando o alcance das políticas públicas.

Simon Pedro, de sete anos, junto com a equipe de odontologia que o atendeu (Foto: Rafael Benajamin)

Quem aprova a iniciativa é o estudante Simon Pedro, de 7 anos, aluno da 2º ano. “Achei legal, colocaram uma massinha no meu dente. Oh, nem doeu”.

A expectativa é que milhares de atendimentos sejam realizados ao longo do dia em todo o Brasil, contribuindo para a prevenção de doenças e o fortalecimento da Política Nacional de Saúde Bucal. 

Alunos da EM Prof.ª Ione Catarina Gianotti Igydio aprendendo a escovar os dentes (Foto: Rafael Benjamin)

#ParaTodosVerem: A imagem de capa mostra uma criança deitada na cadeira do dentista sendo atendida.

Siga A Onça no


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
Tags: Campo Grandecidadesprefeitura

Leia também

Capital sanciona lei de preservação à vida no trânsito 

Capital sanciona lei de preservação à vida no trânsito 

by A Onça
24 de junho de 2026

O município de Campo Grande implementou a campanha Morte Zero no Trânsito através da Lei n.º 7.646, publicada nesta quarta-feira (24) de junho. A medida transforma a segurança viária numa política pública permanente, focada diretamente na proteção de pedestres, ciclistas e na...

Grupo Fulano di Tal apresenta espetáculo “SECO” na Capital

Grupo Fulano di Tal apresenta espetáculo “SECO” na Capital

by A Onça
24 de junho de 2026

A Capital recebe nesta semana, o espetáculo gratuito “SECO”, do grupo Fulano di Tal, em curta temporada na Estação Cultural Teatro do Mundo, localizada na Rua Barão de Melgaço, 177, no Centro. As apresentações acontecem de quinta (25) a sábado...

Campanha Cobertor Pet arrecada itens para animais

Campanha Cobertor Pet arrecada itens para animais

by A Onça
24 de junho de 2026

A Superintendência de Bem-Estar Animal (Subea) iniciou a campanha Cobertor Pet para recolher mantas, cobertores e agasalhos destinados a cães e gatos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa foca no apoio direto a animais mantidos por famílias com carência econômica,...

Load More
  • Home
  • Política de Cookies
  • Posts

© 2023 A Onça

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Home
  • Postagens
  • Artigos da Onça
  • Brasil
  • Polícia
  • Governo
  • Campo Grande
  • Política
  • Saúde
  • Clima
  • Emprego
  • Cultura e Lazer
  • Emprego

© 2023 A Onça

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições Ver política de privacidade