Três sul-mato-grossenses que estavam em Israel durante os ataques iranianos seguem viagem de volta ao Brasil nesta quinta-feira (19). Eles integram o grupo de 13 brasileiros que deixou Tel Aviv por via terrestre e está embarcando a partir de Doha, no Catar.
Estão no voo o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Ricardo Senna; a secretária-adjunta de Saúde do Estado, Christinne Maymone; e o coordenador de TI da SES, Marcos Espíndola de Freitas.
Segundo informações do gabinete do senador Nelsinho Trad, o grupo deixou Tel Aviv ontem, atravessou a fronteira entre Israel e Jordânia e seguiu para a capital Amã. Hoje, embarcam de Doha para o Brasil — saída prevista para 14h45 (horário de Brasília). Ainda não foi informado em qual aeroporto ocorrerá o desembarque.
Os demais 14 brasileiros da comitiva, formada por autoridades de Rondônia, Distrito Federal e Goiás, embarcam nesta sexta (20).
De acordo com nota da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o Itamaraty e a FAB (Força Aérea Brasileira) seguem mobilizados para garantir o retorno seguro dos brasileiros. Como o espaço aéreo israelense segue fechado, a alternativa foi a saída terrestre organizada pelo governo de Israel.