Um dia após o portal UOL publicar matéria sobre ofensiva por imposição religiosa nas escolas, e ver que Campo Grande ainda não tinha esse tipo de projeto, o vereador André Salineiro (PL) resolveu propor a bíblia como recurso paradidático nas escolas
Ele apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Campo Grande que autoriza o livro dos cristãos como recurso paradidático nas escolas públicas e particulares da capital sul-mato-grossense.
Vale lembrar que esse tipo de projeto é como “mandar lembrança para quem não conhece”, uma vez que projeto autorizativo não tem obrigação de cumprimento do Executivo.
Mas segundo o vereador, o objetivo é valorizar o conteúdo histórico, literário, geográfico e cultural das escrituras, sem impor qualquer obrigação religiosa aos estudantes.
De acordo com o texto, a leitura de trechos bíblicos poderá ser usada de forma complementar a conteúdos pedagógicos nas áreas de História, Literatura, Ensino Religioso, Filosofia, Artes e demais atividades escolares correlatas. O projeto reforça que a participação nas atividades será sempre facultativa, respeitando a liberdade religiosa e filosófica dos alunos.
Conforme a matéria da UOL, entre os projetos pesquisados estão disponibilizar bíblia nas bibliotecas de escolas públicas e privadas ou usar o livro como material de apoio na sala de aulas, em ao menos 13 capitais. Especialistas afirmam que as propostas são inconstitucionais.
Especialistas consultados pelo UOL afirmam que é exatamente por serem propostas religiosas em escolas que elas são inconstitucionais. Além disso, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) também assegura a “laicidade” nas escolas públicas. “Levar uma vertente de pensamento que não é baseada na ciência, que é uma interpretação de mundo, não cabe”, afirma Ângela Sogilo, doutora em psicologia e professora sênior da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade de Campinas).
Propostas refletem o fortalecimento da direita e da agenda religiosa no país, afirma especialista. João Marcelo Borges, consultor sênior de educação da União Europeia, ressalta que o “Brasil não é um país cristão, mas um país de maioria de cristãos declarados”. “Vejo como mais um movimento que tem outros exemplos, como o Escola sem Partido, a militarização das escolas. Tudo isso faz parte de um objetivo maior de dominação e doutrinação no âmbito das escolas, que é exatamente o que parte desse grupo critica”, diz.
“A leitura de um trecho bíblico não favorece em nada o desenvolvimento. Pelo contrário, o texto religioso, seja qual for, se baseia em dogmas, ele não favorece aquilo que é função da escola, que é o desenvolvimento do pensamento crítico e emancipado. […] A escola pública não pode ser terra de ninguém. Ela se orienta pelos princípios constitucionais, e isso deve ser preservado”, afirma Ângela Sogilo, professora sênior na Unicamp.
A assessoria do vereador informou que a reportagem nacional não deve ter encontrado o projeto antes, uma vez que já havia sido protocolado o projeto no final de janeiro deste ano.
Sugestão da reportagem para leitura da Bíblia em sala de aula:
Êxodo 34:19 “O primeiro filho de toda matriz me pertence, incluindo todos os primogênitos machos…e se não o resgatares, então quebrarás o seu pescoço. Todos os primogênitos de teus filhos tu resgatarás. E ninguém aparecerá perante mim de mãos vazias.”
Ezequiel 23:20
“Lá ela cobiçava seus amantes, cujos órgãos genitais eram como os de jumentos e cuja emissão era como a de cavalos.”
1 Samuel 18:27
“Então Davi se levantou e foi, ele e seus homens, e mataram duzentos homens filisteus; e Davi trouxe seus prepúcios, e os deram em número completo ao rei, para que ele fosse o genro do rei. E Saul lhe deu sua filha Mical por esposa.”
Ezequiel 23:20
“Lá ela cobiçava seus amantes, cujos órgãos genitais eram como os de jumentos e cuja emissão era como a de cavalos.”
Deuteronômio 22:20-21 diz: Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça; Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti.
“Feliz é aquele que te retribui pelo que fizeste conosco – aquele que pega em teus bebês e os esmaga contra as pedras.” (Salmo 137:9)
“E o Senhor falou a Moisés e Arão, dizendo-lhes: “Fala ao povo de Israel, dizendo: Estes são os animais vivos que podeis comer entre todos os animais que estão sobre a terra. Qualquer animal que tenha casco fendido e que mastigue o gado, entre os animais, podeis comer. No entanto, entre aqueles que mastigam o gado ou têm casco fendido, não comerás estes: O camelo, porque mastiga o gado, mas não tem casco fendido, é impuro para ti. E o rato-das-rochas, porque mastiga o gado, mas não tem casco fendido, é impuro para ti. …” (Levítico 11:1-47)
“E feriu os homens de Bete-Semes, porque tinham olhado para a arca do Senhor, e feriu do povo cinquenta mil e setenta homens (50.070)” Samuel 6:19
“Escravos, sujeitem-se aos seus senhores com toda a reverência, não apenas aos que são bons e justos, mas também aos que são perversos.” (1 Pedro 2:18)