O apoio do Governador Eduardo Riedel à anistia dos golpistas de 8 de Janeiro gerou reações acaloradas na Assembleia Legislativa durante a sessão desta quarta-feira (8). A deputada estadual Gleice Jane, do PT, utilizou seu tempo de fala para criticar a postura do governador.
Ao ser aparteada pelo deputado João Catan, do PL, Gleice ouviu a provocação de que Riedel “é BI”, uma alusão à sua suposta capacidade de navegar entre a “direita e a esquerda”. Catan sugeriu que, se o PT estava realmente “descontente”, deveria entregar os cargos que ocupa no Governo do Estado.
“Eu acredito que com relação ao governador Eduardo Riedel, a postura de vossa excelência, eu acredito que o governador Eduardo Riedel é bi, ele está se comportando dentro da esquerda e dentro da direita, é bipartidário”, afirmou Catan. Ele continuou, criticando a defesa do governador: “Ele não pode fazer uma sinalização dessa que ofende vossas excelências, demonstrar que vai fazer um apoio, solta uma rotinha e no lugar de ir lá prestigiar de fato, entrar de corpo e alma nessa defesa…”.
Catan ainda destacou a presença do PT no governo: “Quando o governador Riedel fala em apoio, em conceder espaço ao PL, é preciso ver vocês com as dez secretarias executivas de vocês. Que tem no governo, sair imediatamente, pedir exoneração e encampar o projeto de vocês de enfrentamento verdadeiro ao governo do Estado”. Os presentes aplaudiram o bolsonaristas e riram dos comentários.
O deputado também declarou: “Desde que eu tô aqui na Assembleia, oposição mesmo, tô fazendo eu, apanhando e com muito orgulho defendendo os valores que vossa excelência na tribuna tá dizendo defender”.
Em resposta à defesa de Riedel aos bolsonaristas, o PT emitiu uma “nota de repúdio”, mas não tomou a decisão de entregar os cargos que ocupa.
Para assistir ao vídeo completo da sessão, acesse o link abaixo.