Boletim da SES também aponta mais de 100 gestantes infectadas e uma morte por dengue em 2026
Mato Grosso do Sul já contabiliza 28 mortes por chikungunya em 2026, segundo o boletim epidemiológico da 29ª semana, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na quinta-feira (30). Os dados também mostram que o Estado soma 9.729 casos confirmados da doença e outros milhares de registros em investigação.
Desde o início do ano, foram notificados 12.735 casos prováveis de chikungunya. As mortes confirmadas ocorreram nos municípios de Dourados, Bonito, Jardim, Fátima do Sul, Douradina, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Ponta Porã e Nioaque. Além disso, um óbito suspeito continua sendo investigado.
O boletim também chama atenção para o número de gestantes infectadas. Até o momento, 114 mulheres tiveram diagnóstico confirmado da doença no Estado.
Em relação à dengue, Mato Grosso do Sul registrou 4.760 casos prováveis em 2026, dos quais 1.828 foram confirmados. A doença provocou uma morte em Bonito, enquanto outras duas seguem sob investigação.
Nos últimos 14 dias, os municípios de Santa Rita do Pardo, Nioaque, Paranhos, Sidrolândia, Itaquiraí, Três Lagoas e Chapadão do Sul apresentaram baixa incidência de casos confirmados de dengue.
A campanha de vacinação contra a dengue também avançou no Estado. Das 241.030 doses recebidas, 223.322 já foram aplicadas, sendo 201.349 destinadas ao público-alvo da imunização.
Apesar do avanço da vacinação, a Secretaria de Estado de Saúde reforça que a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de recipientes que acumulam água, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e outras arboviroses.






