O tempero caseiro conhecido como “Tempero do Tonho”, que começou como uma receita familiar no quintal de casa, hoje é sucesso em prateleiras de 76 municípios de Mato Grosso do Sul. Por anos, o produto foi vendido nos semáforos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, mas nenhuma barreira foi capaz de impedir seu crescimento. A transformação do negócio foi impulsionada pelo apoio do Senai, levando a receita para comércios de todo o Estado e além.
O tempero, uma mistura de sal marinho, alho, açafrão, noz-moscada e especiarias, começou a ser produzido para amigos e familiares, até que Antônio Araújo Neto Júnior, ex-zootecnista e agora empreendedor, percebeu seu potencial. “Meu pai tinha um diamante nas mãos, e eu resolvi lapidar”, conta Antônio, que, desde 2018, tem contado com o suporte do Senai para expandir o alcance e a identidade visual do produto.
Em seu primeiro contato com o Senai, a consultoria foi responsável por desenvolver a identidade visual, o site e as embalagens, elementos que impulsionaram as vendas em até 90%. “A ajuda do Senai foi determinante para nosso sucesso, e continuamos crescendo a cada dia”, ressalta. Mesmo a pandemia trouxe um momento oportuno, no qual Antônio se especializou como chefe de cozinha para aprimorar o uso do tempero em receitas e técnicas culinárias.
Atualmente, o Tempero do Tonho oferece uma linha diversificada de 17 produtos, com mais de mil pontos de venda no Mato Grosso do Sul e presença também em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Agora, Antônio volta a contar com o apoio do Senai para novos projetos, por meio do Sebrae Resolve, que possibilita o desenvolvimento de um novo design para a marca, a criação de um site de e-commerce e catálogos digitais, além da implementação de códigos de barras para maior controle. Alonso de Almeida Simões, líder da área de produção e design do Instituto Senai de Tecnologia, reforça: “O suporte ao Tempero do Tonho continua, ajudando na profissionalização da marca e a expandir ainda mais”.