O Procon de Mato Grosso do Sul emitiu um alerta a consumidores e fornecedores sobre golpes que utilizam indevidamente o nome do órgão, vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead). Os criminosos enviam notificações fraudulentas por e-mail ou aplicativos de mensagens, simulando comunicações oficiais.
Nos textos encaminhados, as vítimas são informadas sobre a suposta abertura de uma denúncia ou reclamação, seguida de um link para “verificar autos”. No entanto, ao clicar no link, os destinatários podem ser direcionados a sites maliciosos, colocando em risco seus dados pessoais e dispositivos eletrônicos.
O secretário-executivo do Procon-MS, Angelo Motti, reforça que todas as mensagens legítimas do órgão utilizam o domínio oficial “@procon.ms.gov.br” ou o telefone fixo (67) 3316-9800 para contatos via aplicativos.
“Na dúvida, consumidores e fornecedores podem recorrer ao nosso atendimento pelo Disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800”, orienta Motti. “Também é possível denunciar golpes encaminhando cópia da mensagem fraudulenta para o e-mail cartorio@procon.ms.gov.br”.
O Procon alerta que, para evitar cair em golpes, é fundamental não clicar em links desconhecidos, especialmente aqueles que prometem acesso a informações sobre denúncias ou reclamações. Ao receber mensagens suspeitas, a recomendação é apagá-las imediatamente e denunciar o caso às autoridades.