Estado registra queda nos índices de reprovação e abandono escolar, amplia vagas no ensino fundamental e investe em alfabetização, tecnologia e infraestrutura
Mato Grosso do Sul avança nos indicadores educacionais com a ampliação do ensino em tempo integral, a redução da repetência e o fortalecimento da alfabetização. A Rede Estadual de Ensino (REE) atende cerca de 190 mil alunos em 352 escolas distribuídas pelos 79 municípios.
Nos últimos três anos, a Secretaria de Estado de Educação (SED) disponibilizou mais de 30 mil vagas no ensino fundamental. Atualmente, 62% da rede estadual oferece turmas em tempo integral, enquanto mais da metade dos estudantes do ensino médio também está matriculada em cursos de educação profissional.
Os indicadores mostram queda na repetência entre 2022 e 2025. No ensino fundamental, o índice passou de 7,4% para 2,8%. Já no ensino médio, recuou de 12,4% para 4%. O abandono escolar também permanece baixo, com taxas de 0,2% e 0,8%, respectivamente.
Na alfabetização, o programa MS Alfabetiza elevou a taxa estadual de 47% em 2023 para 66% em 2025. A iniciativa oferece formação, materiais pedagógicos e apoio aos municípios para melhorar a aprendizagem das crianças. Entre os destaques está a Escola Municipal Indígena Francisco Farias, em Aquidauana, vencedora do prêmio Escola Destaque 2025.
Os investimentos também alcançam a estrutura das unidades escolares. Aproximadamente R$ 1,2 bilhão foi destinado à modernização da rede, com 240 escolas revitalizadas. Além disso, todas as unidades estaduais contam com internet de alta velocidade, ampliando o uso de recursos digitais e projetos de robótica, programação e atividades interativas.
Em Campo Grande, escolas como a Professora Joelina de Almeida Xavier ampliaram o atendimento em tempo integral, oferecendo atividades esportivas e culturais além das aulas regulares. A estratégia busca fortalecer o aprendizado, ampliar as oportunidades dos estudantes e contribuir para a permanência na escola.
O Estado também destaca a valorização dos profissionais da educação, com salários que, segundo o governo, estão entre os mais altos do país, além da previsão de concurso público para professores, com cerca de 2 mil vagas.






